Termina vazio sanitário da soja em Minas
A Beckhauser lança, em outubro, uma promoção que incentiva o reaproveitamento de troncos de contenção usados. Na compra de um tronco novo da empresa, o produtor que levar seu equipamento usado até o representante Beckhauser mais próximo recebe um bônus de R$ 1.800.
“Quando tanto se fala em consumo consciente e preservação ambiental, debate que afeta tão diretamente a pecuária, procuramos formas de contribuir para que o setor encontre alternativas que gerem menor impacto ao ambiente, sem perder de vista a produtividade e a rentabilidade do negócio”, diz Mariana Beckheuser, gerente de comunicação da empresa.
A preocupação ambiental não é nova na Beckhauser. A busca por alternativas de matéria prima mais sustentável que a madeira, tradicionalmente usada nos troncos de contenção, levou a Beckhauser a lançar, em 1996, o primeiro tronco do Brasil feito totalmente em aço, material renovável e de oferta regular. De lá para cá, a empresa reduziu significativamente o volume de madeira empregado em toda a sua linha de contenção. Hoje, o aço já representa 70% de um tronco.
Neste ano, mais uma vez, a empresa coloca no mercado o primeiro tronco de contenção fabricado com madeira renovável: o Tronco MultiFlex utiliza eucalipto da variedade citriodora, com tratamento especial para garantir a durabilidade do produto. O material, utilizado em dormentes de ferrovias, tem vida útil média estimada em mais de 17 anos.
PROMOÇÃO
A promoção, batizada de “Troque seu Tronco”, pretende suprir uma demanda dos próprios pecuaristas, que muitas vezes querem, mas têm dificuldade em repassar seu tronco usado. “Facilitamos isso para o cliente, barateamos o custo de um novo equipamento para quem quer melhorar seu manejo e, ao mesmo tempo, ajudamos a diminuir um passivo ambiental, pois muitos desses equipamentos provavelmente virariam entulho ou lenha nas fazendas”, destaca Mariana.
A Beckhauser é vanguarda no desenvolvimento de equipamentos de contenção e controle, com soluções de alta qualidade e tecnologia, que agregam valor ao manejo. “Naturalmente isso tem seu custo, e o produtor precisa colocar na balança os benefícios na hora de avaliar o investimento e em quanto tempo ele se paga.”, pondera Mariana.
Segundo um estudo do Etco (Grupo de Estudos em Etologia e Ecologia Animal, da Unesp de Jaboticabal, SP), hoje, no Brasil, perde-se de 10 a 12 kg de carne por animal abatido por lesões de carcaça. A pesquisa aponta, ainda, que 39,61% dessas lesões são geradas no manejo da fazenda. Porém, para o médico veterinário e consultor da Beckhauser Renato dos Santos, a responsabilidade da fazenda é ainda maior, uma vez que os próximos passos do manejo, no transporte e no frigorífico – e, consequentemente, o índice de lesões geradas nessas etapas – dependem diretamente da reatividade do gado que recebem.
“Sabemos que a avaliação de custo-benefício depende de cada atividade, e que não conseguimos atender a toda a demanda de equipamentos contenção do Brasil, que comporta uma diversidade enorme de portes e perfis de propriedades”, completa Mariana.
Com a promoção, o equipamento antigo de um produtor que está avançando tecnologicamente pode ser reutilizado por outro que está começando a melhorar a estrutura para o manejo em sua propriedade, mas que ainda não comporta o investimento em um produto com mais recursos.
A oferta é válida de 01 a 31 de outubro, ou enquanto durarem os estoques, para qualquer modelo das linhas Tradicional e Automação da Beckhauser. Serão aceitos na troca troncos de contenção de qualquer marca, desde que estejam em condições de uso e tenham pescoceira e uma contenção de posterior, pelo menos. O produto estará sujeito à avaliação do representante local.
Para fazer o pedido da troca, o cliente deve levar seu tronco usado até o local indicado pelo representante Beckhauser mais próximo.
Mais informações no site
(a partir de 1o de outubro), pelo telefone 0800 44 9002 ou com o representante Beckhauser mais próximo.
Mariana Beckheuser
Beckhauser
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura