Workshop discute controle de pragas da soja
O 10º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence já tem pré-selecionado os lotes que serão submetidos ao Júri Nacional, durante o período de 2 a 6 de novembro.
A seleção foi realizada durante a semana passada (de 5 a 9/10) no CEC – Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado, local em que se realizarão todas as etapas do certame. Do total de lotes selecionados, quase 14% lotes são da Bahia; outros 8% são do Espírito Santo; 68% de Minas Gerais, e cerca de 10% de São Paulo. A relação dos produtores que tiveram seus lotes classificados está, em ordem alfabética, no site
.
Promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) e pela ACE - Alliance for Coffee Excellence, o concurso, aberto a todos os produtores de café arábica, é auditado pela BCS ÖKo-Garantie-Brasil e conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.
Os trabalhos de pré-seleção foram coordenados por Paul Songer, diretor da ACE, e pelo classificador Sílvio Leite, da Agricafé, empresa responsável pela parte técnica do concurso. Os lotes foram avaliados pelos 16 profissionais de prova e classificação selecionados para o concurso deste ano: Calixto Jorge Peliciari, Clovis Venâncio de Jesus, Fabio Martins Ruellas, Javier Faus Neto, José Alexandre Lordi Ferraz, José Eli Ferrari, Marcio Cesar Silveira, João Clóvis Pereira Junior, Mateus Rodrigues Prado, Paulo Cesar Junqueira Jr., Rosselini Paulo Rodrigues, Samuel de Andrade, Sebastião Ronaldo Pereira, Silas Carlos da Silva, Thiago Cândido de O. Costa e Wellington Carlos Pereira.
Essa mesma equipe integrará o Júri Nacional e caberá a ela selecionar os melhores lotes que passarão pelo crivo do Júri Internacional, composto por profissionais de compra de torrefadoras e lojas de café de diversos países. A fase internacional será realizada também no CEC Sul de Minas, na semana de 9 a 13 de novembro. Os lotes finalistas ganham como prêmio a participação no exclusivo leilão pela Internet Cup of Excellence, marcada para 19 de janeiro de 2010. Esse ano há uma novidade para os lotes que, apesar de terem ido para a fase internacional, não conseguiram pontuação para ir a leilão: eles poderão ser comercializados, pelos respectivos produtores, na Rodada de Negócios marcada para os dias 14 e 15 de novembro. Participarão compradores estrangeiros e também brasileiros.
Fonte: Tempo de Comunicação – (11) 3868-4037
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura