Embrapa e Abimaq assinam acordo para criação do Portal África
O projeto Brazilian Cattle, promovido através de parceria entre a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), deu início em 2012 a uma nova fase de promoção internacional das raças zebuínas, bem como do pacote tecnológico composto por produtos e serviços do agronegócio brasileiro. Uma das novidades do projeto neste ano é o começo do trabalho de assessoria em Inteligência Comercial, que será oferecido as 26 empresas e associações promocionais das raças zebuínas que compõem o projeto.
Este trabalho será realizado de acordo com as solicitações dos associados do Brazilian Cattle. A partir da solicitação, a equipe do projeto dará início a uma análise para verificar a demanda relacionada a cada tipo de produto ou serviço em países considerados estratégicos para a empresa. Ou seja, este tipo de serviço auxiliará as empresas, associações e criadores no processo de identificação de novos mercados, bem como no conhecimento das demandas dos países alvo do projeto. “O ano de 2011 foi de reestruturação para o projeto Brazilian Cattle. Desenvolvemos um estudo de benchmark para nos auxiliar no processo de reestruturação administrativa, que tem como base a participação mais ativa dos parceiros, através da descentralização das decisões, que hoje passou a ser não só do gestor do projeto e da ABCZ, mas também de um grupo gestor composto por representantes de cada segmento de empresas, associações e criadores integrantes”, explica Icce Garbellini, gerente Internacional da ABCZ.
Ainda segundo ela, os custos para ingresso no projeto também foram revisados, favorecendo o ingresso não só de novas empresas, mas também de novos criadores associados da ABCZ, que queiram iniciar um trabalho de visibilidade de seu plantel a nível mundial. “Esta abertura para novas empresas, inclusive de alguns segmentos do agronegócio ainda sem representação no projeto, visa levar ao mundo tropical uma gama maior de produtos, serviços e tecnologias brasileiras, buscando atender às diversas demandas existentes nos continentes americano, africano e asiático”, salienta a gerente da ABCZ.
Além da assessoria em Inteligência Comercial, o projeto continua seu trabalho de divulgação do zebu durante feiras e eventos internacionais e recepção de formadores de opinião e criadores de outros países que desejam conhecer a pecuária zebuína brasileira. “Em fevereiro, o Brazilian Cattle desenvolveu o maior Projeto Imagem já promovido nestes oito anos de atuação, com a participação de jornalistas de países da América Central. Para a 78ª ExpoZebu, aguardamos a vinda de grandes formadores de opinião e várias autoridades convidadas pelo projeto para conhecer todo o potencial do zebu e a tecnologia utilizada na pecuária brasileira”, garante Icce.
Atualmente, o projeto Brazilian Cattle é composto pelas empresas: ABS Pecplan, FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), Minerva, Agroexport, Alta Genetics, Grupo Ourofino, Wolf Seeds, CRV Lagoa, In Vitro, Brasif/Mata Velha, Grupo 2A, Sementes Facholi, Germipasto, Cenatte Embriões, Fazenda Monte Verde, Matsuda, Coimma, Gertec Embriões, e pelas associações promocionais ACNB, ABCT, ABCI, ABCSindi, ACBB, Assogir, ABCGIL e ACGB.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura