Brasil tem maior taxa de adoção de transgênicos da história

17.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

Três em cada quatro hectares cultivados com soja no Brasil na safra 2010/11 foram semeados com grãos geneticamente modificados (GM), revela o 2° Acompanhamento da adoção de biotecnologia agrícola no Brasil, realizado pela consultoria Céleres. Considerando também a área cultivada com sementes transgênicas de milho verão, milho inverno e algodão, é a maior taxa de adoção de transgênicos da história da agricultura nacional. E, segundo a Céleres, a tendência é aumentar ainda mais nos próximos anos.

 

No caso da soja, a previsão da Céleres para a safra atual é de 18,1 milhões de hectares plantados com soja transgênica tolerante a herbicida, o que representa 76,2% da superfície total semeada com a oleaginosa. "Os agricultores estão estimulados por um cenário favorável nas cotações e deverão semear 23,7 milhões de hectares com soja na safra 2010/11", analisa Anderson Galvão, da Céleres.

 

Já a cultura do algodão deve ocupar 1,22 milhão de hectares - área 45,5% maior do que na safra 2009/10. Dessa área, 325 mil hectares serão cultivados com variedades geneticamente modificadas com tecnologias de resistência a insetos, de tolerância a herbicidas ou as duas combinadas. Esse último caso, que representa a primeira safra utilizando essa combinação de tecnologias, deve atingir 7,8% da área com algodão.

 

A previsão para o milho indica que os híbridos transgênicos ocuparão 57,2% da área total, considerando tanto a safra versão quanto a safrinha de inverno. No caso do milho verão, a área total cultivada com sementes transgênicas resistentes a insetos representa 44,4% da área total. "O atraso na liberação dos eventos com tecnologia tolerante a herbicidas limitou o acesso a essa tecnologia nessa safra, mas deve ser mais presente na safrinha de inverno", explica Anderson Galvão. Para o milho inverno, a previsão é que 75,4% da área seja cultivada com híbridos transgênicos, quando, segundo a Céleres, a tecnologia de resistência a insetos é mais utilizada.

 

A íntegra do estudo está disponível aqui: http://bit.ly/hcoqgv

 

Fonte: Barcelona Soluções Corporativas e Relações Institucionais

(11) 3034-3639

release@comuniquese1.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025