Brasil não perderá o posto de 2º maior exportador de soja
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e os institutos franceses: CIRAD - Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento, IRD - Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento e CNRS - Centro Nacional de Pesquisa Científica promovem no período de 23 de fevereiro a 04 de março de 2015 na Unidade da Embrapa em Brasília, DF, o curso "Sistema de duplo-híbrido em levedura para o estudo das interações proteína-proteína". O objetivo é capacitar cerca de 30 estudantes de pós-graduação e pesquisadores brasileiros no conhecimento prático e teórico envolvido nas interações entre proteínas dentro de estruturas genéticas de plantas.
A realização do curso é uma ação do Consórcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA), criado pela Embrapa e o Agropolis - Polo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea, em 2007, com o objetivo de fortalecer a cooperação técnico-científica entre Brasil e França. O Agropolis, situado na cidade de Montpellier, na França, reúne várias instituições de pesquisa, como o CIRAD, o INRA e o IRD, entre outras incluindo universidades.
Interações entre proteínas determinam a expressão dos genes nas estruturas vegetais
O funcionamento de sistemas biológicos depende diretamente das interações entre proteínas, que estão presentes em todos os processos celulares. O mapeamento dessas interações é de crucial importância para a engenharia genética porque permite compreender a fundo as proteínas envolvidas na regulação e expressão gênica. Como explica o pesquisador do CIRAD, Pierre Marraccini, "o conhecimento sobre as interações entre proteínas é a chave para compreender o funcionamento molecular das estruturas genéticas de plantas. Portanto, identifica-las dentro dos DNAs dos organismos é determinante para o desenvolvimento de variedades melhoradas para diversos fins, como por exemplo, tolerância a estresses bióticos e abióticos, resistência a doenças, entre outras aplicações".
Um dos instrumentos à disposição da ciência para compreender o mecanismo genético das espécies vegetais é o sistema de duplo-híbrido em levedura, uma técnica que possibilita o estudo de possíveis interações entre as proteínas que compõem as cadeias moleculares envolvidas nas respostas das plantas a varios tipos de estresses.
Curso vai treinar estudantes de diversas universidades brasileiras
O curso será ministrado por pesquisadores franceses do IRD (Diana Fernandez), do CNRS (Florence Vignols),do CIRAD (Pierre Marraccini) e pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Fatima Grossi. A primeira semana (23 a 27/02) será totalmente dedicada à realização de aulas práticas no Laboratório de Genética e Biologia Molecular da Unidade e nos dias 2, 3 e 4 de março os participantes assistirão a aulas teóricas. Ainda há vagas disponíveis para as aulas teóricas.
Participarão estudantes de mestrado e doutorado da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadores da Embrapa e da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura