Workshop discute controle de pragas da soja
A borracha sintética, que completa 100 anos de existência exatamente neste ano, vai virar obra de arte a partir deste mês no Museu Andy Warhol, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Por iniciativa da LANXESS, um dos principais players da indústria química mundial e detentor da patente da borracha sintética, 15 artistas de renome mundial apresentaram sketches e ideias do que eles fariam com a borracha sintética como um meio. Uma comissão julgadora escolheu os melhores trabalhos que darão origem à exposição "UnnaturalRubber", que conta com a curadoria de Eric Shiner, e ficará em cartaz no Andy Warhol de 18 de outubro a 31 de janeiro de 2010, quando então viajará para outros museus e localidades.
Em 2007, cerca de 13.6 milhões de toneladas métricas de borracha sintética foram utilizadas em todo o mundo e a expectativa dos especialistas é que a participação da borracha sintética continue a crescer com mais rapidez do que a borracha natural. A borracha sintética é utilizada atualmente como base para uma ampla gama de produtos como, por exemplo, pneus, tênis, pisos, capas protetoras, roupas, bolas e até mesmo em chicletes. Um produto bastante conhecido e que utiliza 100% de borracha sintética da LANXESS são as sandálias Havaianas.
Além das unidades de produção no Brasil (Duque de Caxias, Triunfo e Cabo de Santo Agostinho), a LANXESS tem fábricas de Borracha Sintética na Alemanha, França, Bélgica, Canadá e Estados Unidos. Em 2008, somente com o produto, a empresa alcançou um faturamento de mais de 500 milhões de Euros e atendeu a mais de 600 clientes.
Sobre a borracha sintética - Criada pelo químico alemão Fritz Hofmann a partir de pesquisas em laboratórios, a borracha sintética foi patenteada no dia 12 de setembro de 1909 sob o nº 250690. À época, até o imperador alemão equipou seu carro com os primeiros pneus que utilizaram a criação de Hofmann. Desde então houve muito desenvolvimento e novas aplicações do produto.
Para maiores informações sobre a exposição, acesse:
Paulo Moura/Patricia Gattone
Communica Brasil
(11)3868-0300
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura