Bequisa lança o primeiro produto da nova linha de raticidas Ratten-Rat

21.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Antonio Moraes

Uma das principais queixas que as Secretarias de Zoonoses dos municípios brasileiros recebem está relacionada à presença de ratos nas ruas, terrenos baldios e até nas casas. Só na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, o Serviço de Atendimento ao Cidadão registrou um aumento de 600% nos casos entre 2000 e 2004. A situação se torna ainda mais grave quando observa-se que de 2000 a 2006, 1611 pessoas foram infectadas por leptospirose, doença transmitida através da urina dos ratos, e 260 delas morreram. Atenta a este grave problema relacionado à saúde ambiental, a Bequisa, empresa do segmento de química fina que faz parte do grupo alemão Degesch, lança no Brasil o seu mais novo raticida, o Ratten-Rat BP.

Desenvolvido em parceria com a matriz na Alemanha, o produto é diferenciado. Disponível em duas apresentações, bloco de 20 gramas, produzido por extrusão, e minibloco 5 gramas, feito por compressão a frio, ambas as versões garantem uma melhor integridade dos componentes alimentares. Os blocos são resistentes à água, ideais para aplicação em ambientes sujeitos às intempéries, de difícil acesso, com oferta de alimentos e pontos permanentes de iscagem. “O profissional de controle de pragas geralmente se depara com uma série de fatores que dificultam o controle, pois os ratos e camundongos têm fácil acesso a uma grande oferta de alimentos deixando de lado as iscas raticidas, ou mesmo não as consumindo”, explica Juliana Pereira, coordenadora de portfólio domissanitário da Bequisa. Ambos os modos de produção tornam o Ratten-Rat® BP mais palatável e atrativo entre tantos alimentos que os roedores consomem. O princípio ativo do raticida é o Brodifacoum, eficaz contra ratos de telhado, ratazanas e camundongos. A ação do Ratten-Rat® BP interfere no processo de coagulação sanguínea dos animais provocando a morte por hemorragias. Resultados obtidos nos testes técnicos apresentam o novo produto com qualidade muito superior quando comparado aos produtos tradicionais do segmento. “Estamos bastante confiantes na boa inserção e aceitação do raticida junto aos clientes”, afirma a coordenadora. O lançamento já está disponível no mercado e é encontrado em uma embalagem diferenciada, com uma janela transparente, no formato da silhueta de um rato, de forma a proporcionar ao cliente a visualização do produto e a certificação da condição e conformidade do que está comprando.

A novidade foi apresentada para controladores de pragas, distribuidores e associações, em eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre os distribuidores estava presente a empresa Pragas Urbanas, que faz venda direta dos produtos Bequisa para PCOs, e que já apresentou o Ratten-Rat BP na Ecoprag, feira organizada pela ABCVP, Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas. Em São Paulo, profissionais do setor de controle de pragas assistiram à palestra do biólogo Marcos Potenza, do Instituto Biológico de São Paulo e, no Rio de Janeiro, a apresentação foi do especialista em Saúde Pública, Eduardo de Masi. Ambos os palestrantes abordaram a importância do controle de roedores e danos causados por eles. Ao todo, a Bequisa possui em seu portfólio de Saúde Ambiental 22 produtos para todos os tipos de pragas urbanas sendo o Ratten-Rat BP o primeiro produto de uma nova linha de raticidas da empresa a ser lançada em breve.

Mais informações em

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025