Bayer informa sobre cortes de pessoal para "melhorar desempenho"

Companhia adotará modelo operacional em nível global, o "Dynamic Shared Ownership"; ele inclui reduzir hierarquias, eliminar burocracia e acelerar processos decisórios

17.01.2024 | 17:49 (UTC -3)
Schubert Peter, Revista Cultivar, com informações de Markus Siebenmorgen

A Bayer anunciou a adoção de um novo modelo operacional em nível global, o "Dynamic Shared Ownership" (DSO). O objetivo é tornar a empresa mais ágil e melhorar o desempenho operacional. Isso inclui reduzir hierarquias, eliminar burocracia e acelerar processos decisórios. A direção da Bayer e representantes dos empregados concordaram com princípios para o futuro da empresa. Isso inclui cortes significativos de pessoal nas empresas do grupo na Alemanha.

Esses cortes serão implementados nos próximos meses, conforme informações prestadas pela empresa. A conclusão deve ocorrer até o final de 2025. A implementação do DSO será descentralizada. Afetará funcionários com tarefas de gestão ou coordenação. A Bayer emprega cerca de 22,2 mil na Alemanha.

A Bayer informou que oferecerá acordos para as rescisões dos contratos de trabalho. Eles são escalonados de acordo com a idade. Funcionários afetados terão até seis meses para reorientação. A empresa oferecerá suporte para encontrar novos empregos fora do grupo. Medidas de treinamento individual também estarão disponíveis.

Heike Prinz, membro da direção da Bayer, destaca a necessidade de medidas abrangentes. A situação econômica da empresa exige ações decisivas, explicou. Heike Hausfeld, presidente do conselho central de trabalho da Bayer, vê oportunidades no novo modelo. Ela menciona a difícil situação econômica da empresa. Cortes adicionais podem ser necessários.

Barbara Gansewendt, presidente do comitê executivo do Grupo Bayer, fala sobre o impacto nos funcionários gerenciais. O novo modelo operacional resultará na eliminação de muitos desses cargos. A empresa oferecerá apoio e tempo para reorientação pessoal. Francesco Grioli, membro do conselho de supervisão da Bayer, enfatiza a prioridade na segurança dos funcionários. Mudanças significativas são esperadas para os funcionários.

No material distribuído, há menção a compromissos para a localização da empresa na Alemanha. O "Conceito Futuro para a Alemanha", adotado em março de 2022, será reafirmado. Ele visa desenvolver estrategicamente a Bayer na Alemanha.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro