Bayer e Pairwise comunicam acordo para avançar no milho de baixa estatura

Novo acordo se concentrará em aplicações CRISPR para o "Preceon Smart Corn System" da Bayer

29.08.2023 | 09:59 (UTC -3)
Cultivar, com informações Bayer

A Pairwise, conhecida por levar o primeiro alimento geneticamente editado para o mercado dos EUA, e a Bayer anunciaram novo acordo. O foco está em inovações em milho de baixa estatura. O programa aproveita a plataforma Fulcrum, da Pairwise.

O acordo entre a Pairwise e a Bayer tem como foco a otimização e o aprimoramento do milho de baixa estatura editado geneticamente para uso futuro no "Preceon Smart Corn System", da Bayer. O milho de baixa estatura – com uma altura prevista de 30 a 40 por cento menor que o milho tradicional – é uma abordagem inovadora para a cultura. Oferece diversas vantagens, como menor perda de colheita devido a eventos climáticos. O milho de baixa estatura também permite aplicação mais precisa de insumos ao longo da estação de cultivo, crescendo mais de forma sustentável através da redução do risco de perda de colheita.

“As ferramentas de edição de base proprietárias da Pairwise permitem alterações específicas em praticamente qualquer local do genoma, o que tem o potencial de fazer melhorias direcionadas e muito necessárias na agricultura”, disse Bob Reiter, chefe de pesquisa e desenvolvimento da divisão de proteção de cultivos da Bayer.

“Esses tipos de novas técnicas genômicas são extraordinariamente focadas e produzem resultados muito mais rápidos e precisos do que o processo de melhoramento convencional, garantindo que possamos acelerar a entrega das soluções que os produtores precisam”, explica.

O acordo inicial, de cinco anos, centrou-se no milho, soja, trigo, algodão e canola com o objetivo de capacitar os produtores para cultivar mais com menos fatores de produção na mesma quantidade de terra. A parceria, concluída em junho de 2023, resultou na transferência de 27 novas características para os programas de testes da Bayer.

Os resultados do programa demonstraram um valor comercial significativo, incluindo fenótipos de milho editados com um aumento de 20% no número de fileiras de grãos, o que poderia levar a um rendimento significativamente maior no mesmo número de hectares.

Outro resultado foi a soja editada, que reduz a severidade da ferrugem asiática da soja, reduzindo potencialmente a necessidade de fungicidas para combater a doença e protegendo o potencial para rendimentos mais elevados.

Os resultados foram possíveis através do desenvolvimento de ferramentas personalizadas de edição de genes pela Pairwise. Isso, conforme comunicado das empresas, inclui Redraw, ou substituição de alelos de DNA codificado por RNA com CRISPR, uma caixa de ferramentas de edição de modelo preciso que pode fazer qualquer tipo de pequena edição em sites direcionados ao CRISPR. Outra ferramenta é o SHARC, uma enzima proprietária que funciona bem para corte, edição de base e edição Redraw. Essas ferramentas também serão utilizadas na nova colaboração focada no avanço do milho de baixa estatura.

“Esperamos continuar nosso trabalho com a Bayer, com nova ênfase na contribuição para seu novo sistema inteligente de milho”, disse Tom Adams, cofundador e CEO da Pairwise.

“Trabalhar em estreita colaboração com a Bayer para promover esta revolução no milho nos dá o alcance de mercado para permitir que nossas inovações tecnológicas se ajustem mais rapidamente ao maior desafio do nosso tempo: as mudanças climáticas”, acrescentou.

A Pairwise já demonstrou o uso bem-sucedido do CRISPR e de outras tecnologias emergentes para acelerar a entrega de novos produtos aos mercados e lançou recentemente seu primeiro produto, "Conscious Greens", no canal de serviços de alimentação dos EUA. Através do uso de tecnologias de ponta e devido à eficiência da Plataforma Fulcrum da empresa, o produto avançou do conceito à comercialização em apenas quatro anos. Além disso, a Pairwise trabalha com outras empresas inovadoras e licenciou sua propriedade intelectual para aplicações em culturas adicionais de importância global, incluindo licenciar elementos da Plataforma Fulcrum para a Tropic Biosciences para aplicações em banana e café.

Informações sobre o Preceon foram publicadas pela Revista Cultivar em 08/03/2023: “Bayer apresenta o sistema de 'milho inteligente' Preceon nos EUA”.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro