BASF lança variedades de algodão no Brasil

Variedades FiberMax do Sistema Seletio possuem resistência a ramulária e nematoides

19.12.2024 | 14:36 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Lucas Tranquilin

A BASF informou sobre o lançamento comercial duas variedades de algodão FiberMax: FM 990STP e FM 945STP. Elas integram o Sistema Seletio. A empresa afirma que essa é a solução mais completa para o manejo de plantas daninhas de difícil controle.

As variedades apresentam resistência a herbicidas, controle de lagartas e características adaptadas às condições do cultivo no Brasil.

Segundo a BASF, o Sistema Seletio combina biotecnologia Seletio TwinLink Plus, tolerância a herbicidas como Liberty, glifosato e Durance S, e três proteínas Bt para controle de lagartas. Além disso, incorpora a genética FiberMax.

O manejo de plantas daninhas de folhas estreitas, como capim-pé-de-galinha e capim amargoso, e folhas largas, como caruru, está entre os principais focos da tecnologia, que visa mitigar perdas que, de acordo com a Embrapa, podem variar entre 60% e 90%.

"Esta é uma tecnologia desenvolvida especificamente para as necessidades do produtor brasileiro. Ao utilizar o Sistema Seletio, o agricultor tem mais flexibilidade no manejo, com herbicidas que podem ser aplicados em diferentes momentos do ciclo do cultivo, com seletividade total. Somado à proteção contra lagartas oferecemos a tecnologia mais completa do mercado", comenta Warley Palota (esq. na foto), gerente sênior de marketing algodão Brasil na BASF.

Características das novas variedades

A FM 990STP apresenta ciclo tardio, resistência à ramulária e potencial produtivo elevado. Essa variedade é indicada para solos de textura média e possui sistema radicular agressivo, ideal para plantio na safra principal e no início da segunda safra.

Por sua vez, a FM 945STP possui ciclo médio precoce e resistência a nematoides M. incognita e R. reniformis, além de ramulária isolado 1 e 2.

A empresa destaca que essa variedade é adequada para janelas intermediárias de plantio e que sua resistência genética aos nematoides pode ser complementada com o uso de nematicidas da empresa, como Ilevo e Votivo Prime.

"É um grande avanço e um novo marco de produtividade em áreas contaminadas por nematoides. Mais uma vez a BASF traz uma solução que vai ao encontro das necessidades dos produtores”, completa Graciela Mognol (dir. na foto), diretora de marketing da BASF Soluções para Agricultura para a América Latina.

Para informações relacionadas, clique em:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura