BASF destaca novas soluções para a cotonicultura no 14º Congresso Brasileiro do Algodão

O inseticida Vinquo, para controle de pulgão, é uma das novidades

03.09.2024 | 15:50 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Vitorya Paulo

A BASF marca presença na 14ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão destacando algumas novidades. Entre elas, está o inseticida para controle de pulgão-do-algodoeiro com longo residual, Vinquo. Formulado com o ingrediente ativo Inscalis (Afidopiropeno), esse produto apresenta ação sobre insetos que possuem hábito alimentar sugador, além de possuir ação de contato e movimentação translaminar nas folhas aplicadas, ou seja quando o produto passa de um lado para o outro da folha. O evento segue até quinta-feira (5), em Fortaleza (CE). 

Rodrigo Burci (no vídeo), gerente de marketing Algodão e Feijão Brasil da BASF, destaca que o Vinquo faz parte de uma nova classe de inseticidas, o que é um diferencial, já que ele não possui nenhum tipo de resistência. “Estamos bem contentes com a comercialização desse produto. Para o primeiro ano, já superamos as expectativas de vendas, estamos com bastante procura, e os produtores estão vendo valor no produto. O pulgão é uma praga que incomoda, que tem seus picos, e estávamos precisando de um produto para fazer esse controle, e o Vinquo vem para fazer essa função”, afirma. 

Segundo Burci, o produto atua interrompendo a alimentação e reprodução dos insetos, levando-os à morte por inanição. “O pulgão tem essa questão de passar um tempo embaixo da folha, por isso é tão importante ter um produto com ação translaminar, que atue dos dois lados da folha”, acrescenta. 

Destaques em biotecnologia e ferramentas digitais

Outra novidade da BASF é o Sistema Seletio, uma combinação completa para o manejo de  plantas daninhas de folhas estreitas, como capim-pé-de-galinha e capim amargoso, e algumas de folhas largas, como caruru, que são de difícil controle com herbicidas convencionais. Integra uma proteção tripla de herbicidas (Glifosato, Liberty e o novo Durance S), dispondo de seletividade, longo residual de controle e flexibilidade. 

Para o portfólio de FiberMax, a BASF lança novas variedades que trazem como diferencial, além da tecnologia Seletio TP (TwinLink Plus), resistência múltipla aos nematoides de galha e rotilenchus, sendo essa última uma inovação. Resistência à ramulária I e II também estão presentes nas variedades. 

Já para a parte de agricultura digital, o Xarvio Digital Farming Solutions apresenta soluções que vão desde o plantio, mapeamento digital da lavoura via satélite e drones, gestão sustentável de insumos e pós-colheita.  

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro