​Basf lança campanha de conscientização sobre a importância do uso de sementes certificadas de arroz

A campanha contará com vídeos informativos que mostram os riscos e perigos de utilizar sementes piratas nas lavouras de arroz

23.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Lígia Cerdeira

Metade da população mundial consome arroz durante as refeições. Para abastecer a demanda que deve crescer nos próximos anos é fundamental a utilização de tecnologias inovadoras e de um manejo correto nas lavouras de arroz. E a escolha correta das soluções mais adequadas começa pelas sementes que serão utilizadas na produção.

Pensando nisso, a BASF, em parceria com Irga, Epagri, Acapsa, Apassul, Embrapa e Federarroz, lança hoje uma campanha de conscientização sobre a importância do uso de sementes certificadas nas lavouras de arroz.

Com o nome De que lado você está? Escolha o lado da produtividade. Arroz brasileiro: sustentável e competitivo, a campanha apresentará nos próximos meses vídeos com depoimentos de especialistas alertando para as consequências do uso de sementes piratas nas lavouras de arroz, além dos benefícios de quem investe em sementes certificadas. A BASF também disponibilizará uma linha direta para esclarecimentos de dúvidas por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente no 0800 0192 500.

O gerente de Marketing de Arroz e cultivos de inverno da BASF, Helio de Souza Cabral, ressalta que o potencial genético de uma semente certificada proporciona benefícios como maior tolerância ao estresse, maior resistência e uniformidade no estabelecimento da lavoura, facilitando as técnicas de manejo e resultando em melhor qualidade para a produção.

Sementes com procedência, alto vigor, sanidade, limpeza, e germinação também evitam a disseminação de plantas daninhas nas áreas cultivadas com arroz. É o caso do arroz vermelho, uma das infestantes mais devastadoras do cultivo e que pode provocar perdas de até 1 milhão de toneladas por safra, se o manejo não for feito corretamente.

Nesse sentido, para assegurar a continuidade da sustentabilidade e competitividade do arroz brasileiro, a BASF oferece o Sistema de Produção Clearfield. A tecnologia é fruto da combinação de sementes geneticamente selecionadas com os herbicidas Only e Kifix desenvolvidos pela BASF para resultar no manejo eficiente do arroz vermelho e de outras plantas daninhas de difícil controle. Além de proporcionar um custo de produção menor, o Sistema Clearfield também oferece mais rentabilidade por área colhida com lavouras de melhor qualidade e mais produtivas.

“Na contramão da sustentabilidade da produção do arroz aparecem as sementes piratas. Por não terem pureza genética e física, essas sementes estão mais suscetíveis à incidência de pragas, doenças e plantas daninhas, aumentando os custos de produção e a perda de eficiência para o manejo fitossanitário. A queda na produtividade e a perda de qualidade dos grãos também são consequências da utilização de sementes piratas”, alerta Helio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro