Bayer CropScience destaca CropStar no Congresso Brasileiro de Entomologia
Nesta terça-feira (28), o Teatro Mata Viva, projeto de educação ambiental do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da BASF, chega a Mandaguari/PR. A iniciativa consiste em espetáculos sobre conscientização e preservação do meio ambiente, destinados ao público infanto-juvenil. O programa conta com gestão estratégica da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída pela BASF, e, na região, com a parceria da Cocari - Cooperativa Agropecuária Industrial, com atuação em mais de 22 municípios do Paraná e dois de Goiás.
O projeto tem como objetivo estimular os jovens a refletir sobre seu papel em relação à preservação do meio ambiente, pelo conhecimento socioeducacional proposto. “Além de entretenimento, a ação contribui para o fomento da cultura e da conscientização ambiental dos jovens”, afirma o gerente de Stewardship da BASF, Vinícius Ferreira Carvalho. “Dentre os temas explorados, vale ressaltar o cuidado com o uso da água, economia de energia e conceitos de reciclagem”, finaliza.
O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, destaca a importância da iniciativa na formação das crianças. “O desenvolvimento de um povo só é possível quando formamos pessoas com capacidade e conhecimento para formar juízo entre aquilo que é correto ou não, quais as suas responsabilidades e os benefícios que surgirão pelo seu cumprimento, enfim, somente teremos qualidade de vida para nós e nossos descendentes com educação, no sentido amplo do saber”, aponta. Segundo ele, para os associados e colaboradores da Cocari, é motivo de orgulho participar de tão relevante projeto desenvolvido pela BASF, que orientará os estudantes desta faixa etária de área de ação da cooperativa, de maneira lúdica, quanto à responsabilidade que todos têm pela manutenção das condições e para a melhoria da qualidade de vida na Terra. “Torcemos muito para que esta semente do saber possa frutificar na vida destas crianças”, conclui.
Serão realizadas 16 apresentações teatrais, entre os dias 28 de setembro e sete de outubro. A ação deverá reunir cerca de 2.400 estudantes, com idade entre sete e 12 anos, da rede pública de ensino, de alguns municípios paranaenses em que a Cocari está inserida, como Mandaguari, São Pedro do Ivaí, Marialva, Kaloré, Cruzmaltina, Faxinal, Aquidaban, São Luiz, Itambé, Jandaia do Sul, Apucarana, e Marilândia do Sul. Com duas sessões diárias, às 9h e às 14h, o espetáculo será exibido na Associação Atlética Cocari (BR 376, km 395, em Mandaguari – PR). O último dia de apresentação (7/10) será exclusivo aos alunos da Apae de Mandaguari e Jandaia do Sul.
Também em parceria com outras cooperativas, o Teatro Mata Viva já percorreu outras 12 regiões do país, em pouco mais de dois anos de existência. Em 2010, quatro regiões já foram contempladas.
As cooperativas parceiras do Programa Mata Viva também integram o Compromisso Cooperar – Programa de Relacionamento do Departamento de Gestão de Clientes da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, direcionado às cooperativas que estão alinhadas com as diretrizes da empresa.
A gestão estratégica da Fundação Espaço ECO para o Programa Mata Viva permite que sejam desenvolvidas ações de educação ambiental, assim como de adequação ambiental com a restauração e conservação de áreas de preservação permanente e nascentes de rios nos biomas brasileiros. Todas as atividades ocorrem por meio de parcerias entre a BASF e seus clientes. No caso da Unidade de Proteção de Cultivos, os trabalhos focam o desenvolvimento da agricultura sustentável, diretamente com comunidades ligadas ao agronegócio.
Desde o início, já foram plantadas mais de meio milhão de mudas nativas em áreas de preservação ambiental e diagnosticados mais de 15 mil hectares de 38 propriedades agrícolas, em cerca de 16 municípios do Brasil. O Teatro Mata Viva, projeto que está ocorrendo no município de Mandaguari (PR), em parceria com a Cocari, já beneficiou mais de 10 mil pessoas, de 123 entidades públicas e privadas, nas comunidades ligadas ao agronegócio, em nove importantes regiões agrícolas do Brasil, com cerca de 120 espetáculos teatrais sobre sustentabilidade.
Felipe Correia
XPress Comunicação
(11) 2898-7455
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura