Pesquisadores discutem em outubro os efeitos do aumento da radiação UV na agricultura

26.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

Um evento que poderá abrir novas fronteiras de pesquisa de grande importância para o Brasil, em especial para a agricultura, está programado para ocorrer de 4 a 7 de outubro de 2010. Em uma iniciativa inédita, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e a Universidade do Vale do Paraíba – Univap (São José dos Campos, SP) realizam o Primeiro Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV na Agricultura.

 

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores do evento, Wagner Bettiol, diz que “o aumento da radiação UV-B solar terá consequências significativas na agricultura”. Segundo ele, “apesar das plantas serem mais tolerantes à radiação UV-B do que outros organismos, ela provoca alterações fisiológicas, como redução da fotossíntese, alterações na composição química, mudanças nos níveis de pigmentação, amadurecimento precoce e senescência, bem como alterações morfológicas, ou seja aumento da ramificação, espessura e tamanho das folhas, e também alterações de crescimento”, salienta.

 

Quanto ao evento, Bettiol informa que “apesar da relevância do tema dentro do programa Mudanças Climáticas Globais, poucos trabalhos de pesquisa no Brasil são dedicados ao assunto. Portanto, o Simpósio poderá abrir novas fronteiras de pesquisa de grande importância para o Brasil, em especial para a agricultura. Além disso, novas possibilidades de colaboração entre os palestrantes e os pesquisadores brasileiros poderão ser delineadas, vinculadas à formação de novos especialistas dentro do tema”, salienta ele.

 

Ainda de acordo com o pesquisador, o Simpósio faz parte do projeto intitulado “Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários” – Climapest. (www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/climapest). Este projeto é composto por cinco Projetos Componentes (PC): Gestão, Efeitos do CO2, Efeitos da Temperatura, Efeitos do UV-B e Distribuição Espacial, que abordam estudos de simulação e experimentação com os principais fatores climáticos que estão sofrendo alterações. Cada PC é constituído por planos de ação que contemplam culturas de importância sócio-econômica para o país e para exportação. O projeto, com duração de quatro anos, iniciou-se em janeiro 2009.

 

O evento tem como objetivos principais compartilhar o estado-da-arte da pesquisa sobre os efeitos da radiação UV-B em sistemas agrícolas e despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes no Brasil; discutir soluções de forma global para os impactos do aumento da radiação UV-B na agricultura; além de facilitar a colaboração científica entre cientistas em diferentes países, informa Bettiol.

 

Reunirá cerca de 12 pesquisadores internacionalmente reconhecidos, que proferirão palestras sobre os mecanismos de ação e os efeitos do aumento da radiação UV-B sobre a agricultura. Com base nas experiências acumuladas, os palestrantes apresentarão estratégias e metodologias de pesquisa do efeito da radiação UV solar sobre as plantas e os micro-organismos.

 

Mais informações e a programação completa do simpósio em: www.univap.br/uvrag/

 

Serviço:

Evento: Primeiro Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV na Agricultura

Data: 4 a 7 de outubro de 2010

Público-alvo: pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais vinculados ao tema Mudanças Climáticas

Local do evento: Auditório da Universidade do Vale do Paraíba – Univap

Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova, São José dos Campos, SP

 

Eliana Lima

Embrapa Meio Ambiente

(19) 3311.2748

elima@cnpma.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro