Colheita de grãos de verão avança no RS
No caso da soja, a colheita atinge 19% da área cultivada
Como empresa parceira dos agricultores e que está presente em todas as fases da lavoura, a BASF apresenta a sua oferta conectada de sementes, proteção de cultivos e ferramentas digitais durante a sua participação na Tecnoshow Comigo 2022.
A feira acontece de 4 a 8 de abril em Rio Verde (GO). Durante a sua participação, a empresa reforça os destaques do seu portfólio que é resultado do investimento de mais de 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para agricultura.
É a genética da semente que define o potencial produtivo das lavouras brasileiras. As variedades da BASF estão em processo contínuo de melhoramento genético e de adaptação às principais regiões produtoras. O agricultor deve levar em conta a qualidade, as tecnologias embarcadas e a genética na hora de tomar a decisão de qual variedade semear para obter os melhores resultados.
Para a cultura da soja, a empresa conta com duas marcas de sementes para melhor atender ao agricultor e ao mercado sementeiro. Os destaques para este evento serão as variedades Credenz: 26B77 IPRO, CZ 37B43 IPRO, CZ 48B32 IPRO, CZ 58B28 IPRO, CZ 36B96 I2X, CZ 37B39 I2X, CZ 37B60 IPRO e CZ 48B18 IPRO. E os destaques da marca SoyTech: SOYTECH 700 I2X, ST622IPRO, ST783IPRO, SOYTECH 794 I2X e ST804IPRO.
Já os cotonicultores presentes no evento terão a oportunidade de conferir as variedades de sementes de algodão da marca FiberMax. As cultivares divulgadas neste evento serão:
FM 978GLTP RM – Variedade de ciclo longo e com resistência a ramulária 1;
FM 970GLTP RM – Com ciclo médio, a variedade conta com a resistência múltipla ramulária 1 e 2, além do namatóide de galha. A variedade é a mais completa do mercado com foco nas necessidades do agricultor;
FM 912GLTP RM – Variedade mais precoce do mercado e com resistência múltipla ao nematóide de galha.
As variedades de algodão trazem como principal diferencial, além do potencial produtivo e alta qualidade de fibra, a resistência múltipla (RM) somada a tecnologia GLTP já consagrada no mercado. Com isso, a BASF amplia a oferta de soluções em seu portifólio de sementes que vão ao encontro das necessidades e desafios do agricultor.
Para o controle de pragas e doenças na soja, a BASF oferece um portfólio completo de proteção de cultivos.
Quando o assunto é fungicida, o time de especialistas da BASF recomenda que os agricultores façam o monitoramento e planejamento das aplicações para controlar as doenças de forma antecipada, minimizando as perdas em produtividade.
“É importante realizar o manejo eficiente das doenças antes que estas estejam instaladas na lavoura em índices que possam trazer prejuízos para a produtividade da soja. Especialmente para a fase inicial do cultivo da soja, contamos com o fungicida Aumenax. Na sequência, a segunda aplicação pode ser feita com o fungicida Blavity, altamente eficiente no controle do complexo de doenças da soja, especialmente ferrugem e mancha-alvo. Além das pulverizações com o fungicida adequado, o agricultor não pode deixar de fazer o monitoramento constante da lavoura”, explica Vitor Bernardes, gerente Sênior de Marketing Portfólio Soja da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
Além de doenças como mancha branca e ferrugem, as pragas como lagarta do cartucho, percevejo barriga verde e cigarrinhas estão entre as mais agressivas para as lavouras de milho. Dependendo do nível de infestação dessas pragas, o potencial produtivo da planta pode ser seriamente comprometido. Por isso, durante o evento, os agricultores terão a oportunidade de conferir o portfólio completo da BASF para o manejo eficiente do milho.
Para uma lavoura livre de doenças e mais produtiva, a BASF levará os fungicidas Abacus HC e Orkestra SC, o herbicida Liberty que é recomendado para cultivares tolerantes ao herbicida glufosinato visando o manejo de plantas daninhas resistentes e os inseticidas Imunit, Pirate e Fastac Duo para o controle das pragas na lavoura de milho.
“O manejo eficiente da lavoura do milho faz parte do sucesso da safra. A rotação de cultura, o manejo sustentável do solo, e de pragas, plantas infestantes e doenças são algumas ações para alcançar altas produtividades. No milho, hoje um dos principais cultivos do país, a BASF oferece aos agricultores uma oferta integrada voltada para o manejo eficiente de qualidade”, reforça Marcelo Rodacki, gerente de Marketing Milho de Soluções para Agricultura da BASF.
Ainda durante a feira, o público poderá conhecer as ofertas conectadas do xarvio Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF. “As soluções digitais auxiliam na tomada da decisão correta e o momento mais adequado para cada cultivo. São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis e adaptadas à realidade do Brasil”, comenta Lucas Marcolin, gerente de Comercial de Agricultura Digital da BASF.
Entre as soluções que o xarvio oferece na plataforma digital FIELD MANAGER, uma das mais conhecidas é o Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, feito com auxílio de drone, que pode ser usado na pré e pós emergência da soja e algodão para aplicação localizada de herbicidas. Além disso, a plataforma também oferece informações que permitem a geração de mapas em taxa variável para utilização em diferentes momentos das lavouras, do plantio à colheita. Para a cultura do algodão, os mapas de aplicação em taxa variável podem ser utilizados para aplicação de regulador de crescimento, além de acompanhar a sanidade da lavoura.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
No caso da soja, a colheita atinge 19% da área cultivada
Com a campanha FMC TEM, a empresa vai realizar interações digitais para mostrar aos agricultores que a companhia tem soluções sustentáveis e de alta performance produtiva do plantio até a colheita
Novos valores têm vigência até 2023 e serão utilizados como referência nas operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa garantir uma remuneração mínima aos produtores rurais
As lavouras estão em emergência e desenvolvimento vegetativo, com o clima colaborando no estabelecimento das lavouras; dados são da Tarken, agritech brasileira que oferece um marketplace para trading de grãos.