BASF apresenta na Expocafé sistema de manejo que pode gerar um aumento de 10% na produtividade

18.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Érica Brito

A cidade de Três Pontas/MG, no sudoeste mineiro, sediará o maior evento de cafeicultura da América Latina, a Expocafé, realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias (EPAMIG). A feira tem o propósito de reunir especialistas, influenciadores, agricultores, estudantes e empresas ligadas ao setor, a fim de apresentar soluções para a cultura do café. Em 2012, o evento chega à sua 14ª edição e a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF estará presente para apresentar aos visitantes os benefícios oferecidos pelo Sistema AgCelence Café.

O modelo de manejo desenvolvido pela empresa ajuda a assegurar a produtividade e qualidade para a cafeicultura. “A expectativa para a safra 2012 é que o país obtenha cerca de 50,45 milhões de sacas de 60 quilos, segundo dados da Conab, o que representa um crescimento de 16% se comparado a safra passada. Isso demonstra a importância desta cultura para o Brasil, por isso temos a preocupação de auxiliar o cafeicultor não apenas a obter mais produtividade, mas a atingir níveis máximos de excelência na agricultura”, explica o gerente de Cultivo Café da BASF, Daniel Andrade Vieira.

O Sistema AgCelence Café conta com a ação de três fungicidas o Cantus, Comet e Opera. O resultado é uma melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia o que consequentemente, aumenta a produtividade e a qualidade dos frutos.

Os procedimentos iniciam-se logo após a colheita, e quando aparecerem os primeiros sinais da doença, com a aplicação do fungicida Cantus que ajuda a garantir maior proteção das folhas e ramos. Já nos períodos de pré e pós-florada são utilizados os fungicidas Cantus e Comet. Nesta fase, é importante aumentar a saúde vegetal das flores e o pegamento de frutos. A última etapa é o cuidado dos frutos e folhas e para isso utliza-se o fungicida Opera® que proporcionará, além do melhor controle fitossanitário, uniformidade na maturação dos frutos, ou seja, maior quantidade de grãos cereja.

Daniel Viera ressalta que a eficácia do Sistema AgCelence Café foi comprovada por estudos realizados em mais de 60 áreas.“Os resultados mostram que se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, pode haver um aumento de cerca de 10% na produtividade”. Além de auxiliar no aumento da produção, a aplicação sequencial dos três fungicidas contribui para melhorar a qualidade do grão e consequentemente da bebida.

Outro serviço da BASF que também será exibido durante a Expocafé é o Digilab 2.0, um serviço portátil de assistência técnica e diagnóstico preciso de doenças, pragas e plantas daninhas, que permite a rápida identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de cultivo. O serviço funciona por meio de um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes e um software com banco de dados e imagens das principais doenças nos cultivos agrícolas. A versão 2.0 oferece ainda mais agilidade e precisão do que a versão anterior. Possui um sistema de navegação mais intuitivo, de fácil manuseio, além da presença de um GPS acoplado ao hardware do equipamento, que possibilitará o georreferenciamento de uma determinada praga ou doença.

A cidade de Três Pontas (MG) não poderia ser o local mais adequado para a realização do evento, já que o município é conhecido como “Terra do Café”, uma vez que 36% de seu território é coberto por lavouras de café. Além disso, Minas Gerais se destaca por ser o maior estado produtor de café (mais de 50% da produção), seguido por Espírito Santo e São Paulo. Estima-se que para a safra 2012 Minas Gerais seja o responsável pela produção de 26,64 milhões de sacas de café.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025