BASF apresenta na Bahia tecnologia que proporciona aumento de produtividade de até 10% em soja

26.05.2015 | 20:59 (UTC -3)

De acordo com estudos realizados pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/MAPA), até a safra de 2022/2023 a produção de soja na Bahia deverá crescer 45,7%. Outro dado relevante é que a região Nordeste deverá produzir este ano 18,9 milhões de toneladas de grãos, aumento de 20% em relação ao ano passado, segundo Levantamento Sistemático de Produção de abril produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A instituição prevê a possibilidade da região Nordeste, pela primeira vez desde 1971, ultrapassar a Susdeste na produção de grãos em 2015.

Alinhada à proposta de superação de produtividade, a BASF traz como novidade ao Bahia Farm Show 2015 inovações no Sistema AgCelence Soja com a incorporação do fungicida OrkestraSC. O produto tem em sua composição moléculas que proporcionam, além do controle fitossanitário, benefícios AgCelence (marca mundial da multinacional alemã para os defensivos que contém em sua formulação a molécula F500), com efeitos comprovados de eficiência fisiológica nas funções orgânicas da planta e responsável por contribuir ainda mais no aumento da produtividade de cultura.

“Foi uma surpresa para a companhia constatar cientificamente que a molécula F500 promove ganhos de produtividade de até 10%. Foi então que surgiu a marca mundial AgCelence. Por isso, temos como diferencial esse quesito em produtos que possuem a molécula F500”, afirma Leonardo Mendes Santos, coordenador de Marketing Cultivos da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF”.

O fungicida OrkestraSC é um bom exemplo de como novos princípios ativos fazem a diferença para se produzir mais e melhor. O produto possui “efeito blindagem”, ou seja, protege a planta por mais tempo de diversas doenças, entre elas: ferrugem asiática, mancha-alvo, mancha parda, crestamento foliar, oídio, mela e antracnose. É responsável também por incrementar a produtividade em até 10% devido a ação conjunta de dois princípios ativos diferenciados: o fluxapiroxade - a primeira carboxamida aprovada para uso da oleaginosa no Brasil no final de 2013 -, e a molécula F500. O fungicida se mostra indicado para rotação com outros ingredientes ativos, visando o manejo da resistência de doenças da soja. Além disso, foi incorporado ao Sistema AgCelence Soja, primeiro modelo de manejo integrado e sequencial de produtos lançado no país por uma indústria de agroquímicos.

Embalado pelo espírito desbravador que acompanha seus ancestrais, o gaúcho Ricardo Mariotti encontrou no Oeste Baiano a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento agrícola da região. “Na verdade foi meu pai que acreditou de imediato no potencial do estado – principalmente em função do clima e topografia plana, bem diferente do Rio Grande do Sul”, diz Mariotti.

No ano 2000, Ricardo mudo-se para Riachão das Neves (BA) para administrar as terras adquiridas por seu pai em 1990. Hoje, a propriedade agrícola conta com 4.200 hectares produtivos, 100% voltado para a soja. Para o produtor os últimos quatro anos não foram fáceis em função dos períodos de estiagem que prejudicaram a produção da oleoginosa na região. Entretanto, ele é categórico quando o assunto é aumento de produtividade: tecnologias são fundamentais para a sobrevivência do negócio como melhoramento de plantas, sementes de boa qualidade, defensivos de alta performance e maquinários, entre outras. “Tenho tido boas experiências com a BASF desde 2001, ano em que passei a fazer uso dos produtos da empresa na fazenda. O Sistema AgCelence Soja traz diversos benefícios que vão além do controle de doenças. Na safra 2014/2015 obtive três sacas a mais por hectare, alcançando a marca de 68 sacas/ha. A expectativa agora é atingir 71 sacas/ha na safra 2015/2016”, afirma Mariotti. De acordo com dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a média atual de produção na região é de 50 sacas/ha.

Durante o evento, o tratamento industrial de sementes também será demonstrado com o serviço Seed Solutions. Trata-se de um conjunto de soluções customizadas que incluem máquinas de tratamento de sementes, adição de polímeros, pós-secantes, inoculantes longa vida (pré-inoculação) e produtos com os benefícios da marca AgCelence. Todas essas tecnologias combinadas contribuem fortemente para que todo o potencial genético da semente seja aproveitado e, consequentemente, permita maior competitividade da produção agrícola brasileira no cenário global.

Outro aliado para o cultivo da soja é o Comando Antipragas. Ele prevê técnicas de manejo integrado de pragas, cujo funcionamento se dá com base em três inseticidas: o Fastac Duo, que controla importantes percevejos que deformam plantas e promovem a má formação dos grãos e reduz o rendimento da cultura; Pirate de ação translaminar, ou seja, quando aplicado na face superior da folha, excerce controle contra os insetos alojados inclusive na face inferior combatendo eficientemente a Helicoverpa; e, por último, Nomolt 150, que age contra diversas lagartas do cultivo, sendo eficaz no controle de pragas mastigadoras.

No estande da BASF haverá uma estação dedicada ao AgroDetecta, ferramenta de monitoramento de doenças e previsão climática para auxiliar o produtor com a indicação do melhor momento para o controle de doenças, plantio, pulverização e colheita, entre outras ações. O serviço está presente em dez estados brasileiros e possui cerca de 250 estações meteorológicas que monitoram as culturas de soja, milho, feijão, trigo e algodão, garantindo assertividade no trabalho do agricultor. Para identificação de doenças, pragas, plantas daninhas e nematóides, em estágio inicial, a empresa conta com o Digilab. Trata-se de um serviço de diagnóstico portátil de assistência técnica nas versões para Tablet, PC e Notebook. A ferramenta ajuda o produtor rural a escolher de maneira assertiva o momento e procedimento corretos de prevenção ou controle para minimizar os resultados negativos de rendimento na lavoura. Além disso, haverá uma área reservada para mostrar o serviço de consultoria Smart Spray Solution, que ajuda o produtor a garantir um melhor aproveitamento da aplicação de defensivos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro