Unesp realiza eventos florestais em junho
Nesta segunda-feira (1º/06) será entregue o primeiro trator do Programa Safra Mais Alimentos, do Governo Federal, em Bonfim, da região do Cinturão Verde de Minas Gerais.
A região é responsável por grande parte dos hortifrutis comercializados na Ceasa – Centrais de Abastecimento de Minas Gerais. A entrega será realizada às 11 horas, em frente ao Banco do Brasil, no centro da cidade de Bonfim, localizada a 90 km de Belo Horizonte.
O agricultor Moacir Parreiras da Silva, produtor de leite e hortaliças em Rio Manso, foi beneficiado com a aquisição do trator New Holland, modelo 75 cavalos, o trator mais vendido no Brasil no ano de 2008.
Participam da entrega o prefeito do município, Dejair César Ribeiro Campos; e representantes do Banco do Brasil e da Emater. “Acreditamos que em 2009, o Programa Mais Alimentos, de incentivo à agricultura familiar, será o grande motor das vendas de máquinas agrícolas no Brasil. Ao mesmo tempo que ele representa também a realização do sonho da mecanização no campo”, declara Flávio Casali, gerente de máquinas agrícolas da Bamaq, concessionária da marca New Holland em Minas Gerais desde 1974.
Programa Mais Alimentos
Setenta por cento dos alimentos que chegam diariamente à mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, segundo estimativas oficiais. O Programa Safra Mais Alimentos foi criado em julho de 2008, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a proposta de ampliar a oferta de alimentos no país, por meio do aumento da produção e da produtividade da agricultura familiar. O programa facilita a compra de tratores de até 75 cv de potência por pequenos produtores.
A New Holland participa do programa como legítima produtora nacional de tratores de baixa potência que atendem à demanda do convênio firmado pelas empresas do setor. Os tratores que se enquadram ao programa têm potência de até 75cv e a New Holland oferece máquinas em três faixas de potência dentro deste limite (50, 60 e 75cv), com cinco modelos diferentes.
Mais do que um incremento real nas vendas de tratores dessas faixas de potência, o programa representa mais um investimento e aposta que a New Holland faz na agricultura brasileira. A marca tem um histórico de mais de 30 anos de relacionamento e confiança na vocação do setor primário nacional.
A expectativa do Programa Safra Mais Alimentos é vender 60 mil tratores e 300 mil outras máquinas e implementos agrícolas até 2010 para produtores que se enquadram dentro do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), através de uma linha de crédito facilitada. Para ter acesso ao crédito, os agricultores devem produzir em assentamentos rurais da Reforma Agrária ou deverão estar enquadrados em uma das três faixas de renda mais baixas estabelecidas pelo Pronaf.
Passo a passo
1- O agricultor vai até a rede de concessionários New Holland e preenche a carta proposta de compra do trator;
2- O agricultor faz seu cadastro junto à Epagri ou instituições de extensão rural vinculadas à Epagri;
3- Epagri ou instituição vinculada faz uma análise da viabilidade econômica da propriedade do produtor;
4- O agricultor encaminha o projeto para aprovação do crédito junto a instituição financiadora (Banco do Brasil, Sicredi, Sicob, etc.).
5- Após a liberação do crédito, o trator é faturado pela New Holland e entregue ao agricultor.
Os descontos negociados pelos fabricantes com o governo para o Programa chegam a 15% sobre os atuais preços médios das máquinas no mercado. Além disso, a taxa de juros ao ano é de 2% numa perspectiva de financiamento de 10 anos e prazo de carência de até três anos, com limites individuais de R$ 100 mil por beneficiário e com os pagamentos vinculados aos preços
mínimos das principais culturas da agricultura familiar, como feijão, hortifrutigranjeiros, arroz, milho, hortaliças, mandioca, pecuária leiteira e criação de suínos.
Para mais informações sobre a New Holland, visite
Fernanda Bolzan
Assessoria de Imprensa New Holland
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura