Avança parceria entre Fepagro e Colégio Teutônia

08.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Clarice Gontarski Speranza

Os primeiros resultados da parceria entre a Fepagro Vale do Taquari e o Colégio Teutônia já estão sendo colhidos. Firmado ano passado, o convênio beneficia projetos de pesquisa da Fepagro, permitindo a participação dos estudantes nas atividades. Os alunos realizarão estágios profissionalizantes na Fepagro, que disponibiliza à Fundação Agrícola Teutônia, mantenedora do colégio, 60 hectares para o plantio de milho e outras culturas.

Metade da lavoura de milho desta safra, plantada graças ao convênio, foi colhida em fevereiro. A produtividade da plantação foi de 75 sacas por hectare em média, tendo sido prejudicada pela estiagem. Segundo o diretor da Fepagro Vale do Taquari, Rivaldo Dhein, a idéia é que nos plantios futuros sejam contempladas sementes desenvolvidas pela Fepagro.

O andamento da parceria foi debatida em reunião na terça-feira passada (28) na prefeitura de Taquari, com representantes da Fepagro, do Colégio Teutônia, da Emater, da Certaja - Cooperativa de Desenvolvimento, além do prefeito Ivo Lautert. Foi discutida a possibilidade do Colégio Teutônia oferecer bolsas de estudo integrais a alunos do município, que poderiam realizar estágio na Fepagro e teriam o transporte bancado pela prefeitura.

Conforme o diretor do Colégio, Jorge Trentini, há possibilidade de serem oferecidas bolsas para os cursos de Técnico em Agropecuária, em Administração, em Meio Ambiente e em Informática. Os alunos estudariam na instituição e fariam estágio na Fepagro. “ É algo muito positivo, uma oportunidade para os jovens que estão ansiosos por buscar o seu espaço”, comenta o presidente da Certaja, Renato Pereira Martins, que está divulgando a parceria entre os associados da cooperativa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025