Auditores fiscais federais agropecuários reúnem-se com ministro da agricultura nesta terça-feira

Decisões só serão tomadas após o sindicato ouvir os delegados sindicais, nos 27 estados, o que deve acontecer até a próxima sexta-feira (29)

25.04.2022 | 10:44 (UTC -3)
Socorro Ramalho

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) reúne-se amanhã (terça-feira, 25/4) com Marcos Montes, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para nova agenda sobre a reestruturação da carreira. Só depois, a carreira definirá os próximos passos da operação-padrão, suspensa em março, mas que pode ser retomada a qualquer momento. Esta semana, o ANFFA também tem agenda com a deputada e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Decisões só serão tomadas após o Sindicato ouvir os delegados sindicais, nos 27 estados, o que deve acontecer até a próxima sexta-feira (29).

Antes de se decidir pela retomada da operação-padrão, os auditores fiscais federais agropecuários (Affas), esperam por uma sinalização positiva do Governo Federal, no sentido de atender o pleito da categoria pela reestruturação da carreira. Segundo o ANFFA, a operação-padrão consiste em cumprir os prazos regimentais de trabalho da carreira que é de oito horas diárias, sem turnos extras não compensados ou remunerados, e sem almoços estendidos de três horas, que obriguem os affas a permanecerem mais tempo no ambiente de trabalho, como tem ocorrido.

A reivindicação da carreira inclui a realização de concurso público para a contratação de mais affas. De acordo com o Sindicato, a defasagem de pessoal chega a 1.620 auditores fiscais federais agropecuários, que vem sendo compensada, em parte, por extensão de jornadas de trabalho (sem pagamentos de horas-extras) e descontinuidade de atividades, em prioridade a outras. Além disso, informa que em cinco anos sem qualquer reajuste salarial, a carreira nunca recebeu sequer correção de perdas inflacionárias, enquanto as demais carreiras de auditoria e fiscalização tiveram vencimentos corrigidos em 2018 e em 2019.

O Sindicato destaca ainda que em 2000 eram 4.040 Affas em atividade, quando o valor bruto da produção agropecuária (VBPA) não alcançava R$ 500 milhões. Hoje, são pouco mais que 2.530 affas, com VBPA estimado em R$ 1,16 trilhão, em 2022. O ANFFA Sindical, entidade representativa de mais de 4500 Auditores Fiscais Federais Agropecuários, reforça que continuará lutando pela valorização da carreira e para que sua reestruturação seja efetivada, num ato de reconhecimento do Governo Federal àqueles que têm se dedicado ao desenvolvimento desse importante segmento de nossa nação.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024