Ginkgo Bioworks e Bayer aperfeiçoam parceria

A Bayer será um cliente âncora da oferta de produtos biológicos agrícolas da Ginkgo; acordo de colaboração permitirá o desenvolvimento do principal programa de fixação de nitrogênio da Joyn Bio e o lançamento de programas em proteção de cultivos

22.04.2022 | 21:23 (UTC -3)
Cultivar, com informações da Ginkgo Bioworks
Jason Kelly; Bob Reiter; Michael Miille
Jason Kelly; Bob Reiter; Michael Miille

A Ginkgo Bioworks anunciou hoje (22/4) planos para expandir suas capacidades de plataforma em produtos biológicos agrícolas. Esses recursos serão construídos por meio de uma série de transações, nas quais a Ginkgo adquirirá o site de pesquisa e desenvolvimento da West Sacramento Biologics, equipe e plataforma de descoberta interna e otimização da Bayer, além de integrar os ativos da plataforma de P&D da Joyn Bio, uma joint-venture entre Ginkgo e Bayer formada em 2017.

A Bayer será o cliente agrícola âncora da plataforma expandida da Ginkgo, entrando em uma nova e significativa colaboração de vários anos que se concentrará no avanço do programa de fixação de nitrogênio da Joyn Bio, como bem como novos programas em áreas como proteção de cultivos e sequestro de carbono.

Embora a Ginkgo continue a avaliar os gastos operacionais necessários para lançar e dimensionar suas capacidades agrícolas expandidas após essas transações, espera-se que os recursos em dinheiro dessa colaboração plurianual com a Bayer possam compensar significativamente esses gastos previstos. As transações propostas devem ser concluídas antes do final de 2022, aguardando a finalização de acordos definitivos e sujeitas a aprovações regulatórias.

Os produtos biológicos agrícolas são uma categoria de soluções em rápido crescimento que oferecem enormes benefícios de sustentabilidade e desempenho. Em um cenário de custos crescentes de fertilizantes e novas ameaças de pragas e doenças, os produtores estão pedindo novas soluções agrícolas que possam aumentar os rendimentos e diminuir sua pegada ambiental. Embora as soluções químicas e de características de plantas tenham sido as soluções dominantes no mercado, a demanda por produtos biológicos aumentou drasticamente.

"Bayer, Ginkgo e Joyn compartilham uma visão comum, que é permitir que produtos biológicos sejam uma parte da solução para os maiores desafios agrícolas e ambientais do mundo", disse Jason Kelly, CEO e cofundador da Ginkgo Bioworks.

"Estamos incrivelmente impressionados com o sucesso da equipe Joyn e a profunda experiência da equipe de P&D da Bayer em West Sacramento, e estamos entusiasmados por tê-los juntando à Ginkgo à medida que construímos recursos profundos de ponta a ponta em produtos biológicos agrícolas em grande escala. Acreditamos que estamos reunindo as mentes mais inovadoras da agricultura com a experiência de uma equipe que trouxe vários produtos biológicos eficazes ao mercado para a Bayer - abrir esta plataforma para o mundo tem o potencial de revolucionar verdadeiramente o campo", acrescentou Kelly.

A Bayer está comprometida há muito tempo em expandir suas ofertas de produtos para beneficiar os produtores em todo o mundo. Nos últimos anos, a empresa tomou uma decisão estratégica de se concentrar em se tornar o parceiro preferencial de pesquisa, desenvolvimento e comercial no segmento de biológicos, ao mesmo tempo em que alavanca um modelo de "inovação aberta" para poder fazer parcerias amplas com empresas de descoberta disruptiva.

Por meio deste acordo, a Bayer está se comprometendo com uma colaboração significativa de vários anos, avançando vários programas, incluindo um programa de fixação de nitrogênio, bem como um conjunto de outros programas em áreas como proteção de cultivos de última geração e sequestro de carbono.

"As soluções biológicas desempenharão um papel crítico no ecossistema de inovação agrícola, e vemos uma tremenda oportunidade para os produtos biológicos agregarem ainda mais valor à agricultura no futuro porque são eficazes e oferecem benefícios ambientais que os produtores desejam", disse Bob Reiter, diretor de P&D da Bayer Crop Science.

"A Bayer está se movendo para fortalecer seu desenvolvimento de produtos e posicionamento comercial por meio de parcerias estratégicas de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos, e estamos empolgados em aprofundar nosso relacionamento com a Ginkgo, que esperamos ser um parceiro importante por muitos anos", acrescenta Reiter.

Nos últimos cinco anos, Joyn desenvolveu uma nova classe de soluções microbianas em parceria com a Bayer e a Ginkgo. Por meio dessa transação, os conceitos de produtos da Joyn serão avançados pela Bayer, com foco particular em seu programa de fixação de nitrogênio, enquanto os ativos da plataforma e os membros da equipe de suporte serão integrados ao Ginkgo à medida que a empresa expande seu suporte para biológicos agrícolas. A Ginkgo também oferecerá esses recursos a uma ampla variedade de clientes na agricultura.

"Com o apoio da Ginkgo e da Bayer, Joyn Bio fez descobertas inovadoras em vários programas que serão fundamentais para futuros trabalhos em biológicos", disse Michael Miille, CEO da Joyn Bio.

"Estamos empolgados em levar esta plataforma para o próximo estágio, com a Bayer avançando os principais programas para o próximo nível e trabalhando com o Ginkgo para abrir nossos recursos para um conjunto mais amplo de parceiros comerciais", completa Miille.

As partes esperam assinar um acordo definitivo e avançar para um fechamento eficiente, apoiado por esforços contínuos de planejamento de integração.

Sobre Ginkgo Bioworks

A Ginkgo está construindo uma plataforma para permitir que os clientes programem células tão facilmente quanto se pode programar computadores. A plataforma da empresa está permitindo aplicações de biotecnologia em diversos mercados, desde alimentos e agricultura até produtos químicos industriais e produtos farmacêuticos. 

Sobre a Joyn Bio

Joyn Bio é uma joint venture entre Ginkgo Bioworks e Leaps by Bayer, fundada para resolver os desafios agrícolas urgentes que ameaçam o suprimento global de alimentos e saúde ambiental usando a combinação de biologia sintética e micróbios benéficos.

Desenvolve produtos biológicos agrícolas sustentáveis para proteção de cultivos e fertilidade que atendem ou superam o desempenho de seus equivalentes químicos. O primeiro produto da companhia é um micróbio projetado que permite que culturas de cereais como milho, trigo e arroz convertam nitrogênio do ar em uma forma que possam ser usadas, reduzindo significativamente o impacto ambiental da dependência da agricultura de fertilizantes químicos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024