Audiência pública apresenta resultados de parcerias

09.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os grãos não são de ouro, mas têm mudado a realidade e a qualidade de vida de muitos produtores, desde os da agricultura familiar aos de empresas rurais.

A expansão da área plantada e da produtividade da cultura do milho no Nordeste é um exemplo de como a parceria entre pesquisa, agricultor e empresas produtoras de sementes e insumos agrícolas pode dar certo. Nesta quinta-feira (10/09), os resultados dessa parceria serão mostrados no dia de campo “Novas tecnologias para o cultivo de milho no Nordeste”, em Carira, no semiárido sergipano. O evento contará com a presença do diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França e de membros do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE).

Para o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares, a presença dos conselheiros no dia de campo é importante para que eles conheçam como as tecnologias são repassadas para a sociedade. “Este evento é um dos vários exemplos de como a pesquisa está próxima da realidade e como tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura”, explica Edson Diogo.

O dia de campo faz parte da programação da Audiência Pública do CAE, que será realizada na sexta-feira, 11, no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju. Algumas das atribuições do CAE, órgão consultivo composto por profissionais de reconhecida competência técnica que atuam nas diversas Unidades da Embrapa, são acompanhar os processos de planejamento, analisar as ações de transferência de inovações tecnológicas e assessorar os dirigentes sobre ações estratégicas a serem adotadas.

Na audiência pública, que tem início às 9h, o chefe-geral apresentará o balanço de gestão da Embrapa Tabuleiros Costeiros de 2008/2009 e os projetos de pesquisas aprovados recentemente. No evento também haverá lançamento de livro, software e assinatura de convênio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e do Centro Incubador de Empresas de Sergipe com a Embrapa para parceria em incubação de empresas de base tecnológica agropecuária.

Lançamentos - O livro “Da agricultura moderna à agroecológica: análise da sustentabilidade de sistemas agrícolas familiares” é resultado da tese de doutorado do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares. Em sete capítulos, a obra trata da análise dos impactos da agricultura moderna sobre o meio ambiente e da transição necessária para uma agricultura onde se privilegie princípios e práticas rumo à sustentabilidade dos sistemas agrícolas familiares. O livro foi editado pelo Banco do Nordeste em parceria com a Embrapa.

FertOnline - O software FertOnline disponível no site da Embrapa Tabuleiros Costeiros (

) recomenda o uso de fertilizantes para os coqueiros anão e gigante com base em análises de solo e folha. Os dados que dão suporte ao programa foram obtidos através de experimentos de campo de longa duração, cujos resultados foram publicados na forma de artigos. Os autores do software são o pesquisador Lafayette Franco Sobral e os analistas de sistemas Airton Antonio de Jesus Junior e Aurélio Lima Barreto.

Membros do CAE - Os membros do CAE da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - são José Geraldo Eugênio de França (presidente do CAE); Edson Diogo Tavares (vice-presidente do CAE); Ronaldo Souza Resende (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Tabuleiros Costeiros); Cariolando Guimarães de Oliveira (coordenador-geral do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas); Francisco Domingues Porto (presidente do Sindicato Nacional dos Produtores de Coco); João Somariva Daniel (membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra); Ailton Francisco da Rocha (superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos); Márcio Costa Macedo (secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Maria Lúcia de Oliveira Fálcon (secretária de Estado do Planejamento), Paulo Carvalho Viana (secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário), Emerson José Osório Pimentel Leal (presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA) e o Saumíneo da Silva Nascimento (presidente do Banese).

Gislene Alencar

Embrapa Tabuleiros Costeiros

/ (79) 4009 1381

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025