Assinaturas de documentos beneficia a agricultura paulista

28.02.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secr

O governador Geraldo Alckmin, em visita à sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) na manhã de segunda-feira (27), assinou quatro decretos em prol da agricultura paulista, publicados no Diário Oficial desta terça-feira (28). O ato ocorreu durante a solenidade de abertura das comemorações dos 120 anos da Pasta. Na ocasião, a secretária Mônika Bergamaschi também deu seu aval a documentos que beneficiam ainda mais os produtores rurais do Estado.

Os documentos assinados dizem respeito aos trabalhos da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) - projeto que aproxima produtores e consumidores, por um lado aumentando a renda, por outro ofertando alimentos de qualidade - e do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) - Pró-Trator, mudança no perfil do beneficiário e na garantia de financiamentos, aperfeiçoamento das linhas que atendem os produtores de café e quem trabalha com agricultura em ambiente protegido, além da criação do financiamento para gestão de qualidade nas propriedades rurais.

Na sua fala, o governador ressaltou o fato de Mônika ser a primeira mulher a assumir a Secretaria desde a fundação e falou de sua emoção em estar na “casa”. “É uma bela história e para mim uma emoção maior ainda. Queria que meu pai, servidor desta casa por mais de 40 anos, pudesse estar presente”, comentou. Geraldo salientou, ainda, a importância econômica do Estado, que supera até mesmo outros países, e o peso do agronegócio nesse contexto.

Citou o fato de o feijão carioquinha ter nascido de pesquisas do Instituto Agronômico (IAC) - e que por isso deveria se chamar “paulistinha”, a restauração do próprio IAC - já concluída, do Museu de Pesca de Santos - em curso, e do Instituto Biológico (IB) - prestes a começar. Também mencionou o reajuste dado aos servidores da Agricultura, o chamamento do concurso realizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o Programa de Microbacias, o “desafio permanente” em defesa sanitária e o apoio importante da Secretaria na área de infraestrutura pelo programa Melhor Caminho, encabeçado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).

Já a secretária fez um “passeio” pela história da Pasta, tratando da importância da ciência agrícola paulista em gerar e levar conhecimento, além da pesquisa que, aliada ao “robusto” trabalho de assistência técnica, avanços em estradas rurais, oferecimento de crédito, seguro rural, programas voltados à capacidade de gestão por parte do produtor e investimentos em modernização contribuem para fazer da agricultura brasileira não só a maior, mas a mais diversificada.

Salientou, ainda, que a Secretaria possui o maior grupo de pesquisa nacional, atrás somente da Embrapa, cujo caráter é nacional. Agradeceu todos os servidores e pessoas que já prestaram seus serviços à Pasta. “Essa história vem sendo escrita por várias mãos”, ressalvou. Também comunicou a todos que para este ano está prevista uma vasta programação de eventos, como palestras e dias de campo.

“Estou feliz pela oportunidade de estar aqui neste momento tão importante. Mas ainda temos desafios. Temos de superar sempre, aumentando a competitividade do setor, fortalecendo o nosso cooperativismo e cada vez mais aproximar as cadeias produtivas do agronegócio de São Paulo”, disse, em conversa com jornalistas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025