Artigo - Receptoras: primeiro trimestre de 2010 com mercado firme

15.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Após o fim da estação de monta no Brasil Central em fevereiro, as centrais que comercializam receptoras comemoram um bom desempenho.

Apesar da crise e de uma estação reprodutiva marcada pela lentidão do mercado do boi gordo (que influencia as vendas), os resultados finais foram positivos, com boas vendas. Reflexo de que o produtor ainda investiu em reprodução em 2009.

O que atrapalhou um pouco foi o preço dos animais para a reposição, que acabou reduzindo a margem das centrais ou encarecendo as receptoras.

Neste ano, o preço do boi gordo esteve firme e agora está subindo, o que é positivo para o poder de compra do produtor, mas pode fazer subir ainda mais o preço das receptoras, por ser o balizador desta categoria.

Comparando o início de 2009 com o momento atual, é possível perceber que o primeiro trimestre de 2010 trabalha com mercado firme.

Enquanto 2009 apresentou queda de preços sucessivos, 2010 vem trabalhando com preços mais baixos, mas mostra desempenho crescente, o que pode estimular a comercialização ao longo do ano.

A categoria "receptora prenhe" ainda é comercializada entre 22@ e 24@ de boi gordo, tomando São Paulo como referência. Portanto, o valor médio desse animal está em R$1.794,00, que é praticamente igual ao vigente em março de 2009, apenas 1,7% mais alto.

Se o mercado do boi gordo continuar firme, é possível que 2010 seja um ano de investimento em reprodução e boas margens, já que os investimentos no setor não foram interrompidos com a crise.

Lygia Pimentel

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025