Arrozeiros conhecem sistema de controle de perdas na armazenagem

17.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Cerca de 80 produtores rurais, fornecedores e técnicos participaram, quarta-feira (16/09), da Tarde de Campo sobre o Manejo Integrado de Pragas de Grãos Armazenados (MIPGRÃOS).

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Arrozagro Cerealista, Embrapa e o Instituto Riograndense de Arroz (IRGA), em Santo Antônio da Patrulha. O encontro faz parte das ações da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

O produtor Paulo Rossano Santos, conta que adotou o Programa Manejo Integrado de Pragas em Grãos Armazenados há um ano, porque precisava melhorar a qualidade do arroz, pois a marca vendida por sua família estava perdendo a credibilidade no mercado, os custos na devolução de mercadoria era elevado, havia risco de contaminação por uso inadequado dos produtos e eram adotadas técnicas inadequadas de expurgo. “Neste primeiro ano, tivemos um custo, mas conseguimos uma redução de 95% dos problemas no produto final”, salientou.

No encontro, Santos repassou como funcionou o MIPGRÂOS e os resultados obtidos neste primeiro ano em que adotou o sistema desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa Soja do Paraná e a Trigo de Passo Fundo. O pesquisador da Embrapa Soja do Paraná, Irineu Lorini, falou sobre um dos principais vilões na produção de arroz, a armazenagem inadequada. Segundo o pesquisador, é importante limpar e higienizar bem os silos e, após, fazer o controle curativo. Amostragem e monitoramento também fazem parte do Programa MIPGRÃOS.

O classificador da Emater/RS-Ascar Paulo Renato de Andrade e o representante do IRGA Carlos Alberto Fagundes comentaram sobre os aspectos que definem a qualidade industrial do arroz. As normas para certificação de unidades armazenadoras foram repassadas aos agricultores pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar Ricardo Ramos Martins.

Na abertura do evento estiveram presentes a supervisora regional da Emater/RS-Ascar, Suzana Medianeira Lunardi, o chefe administrativo da Embrapa Soja, Amélio Dall Agnoll, o coordenador da Estação Experimental do IRGA em Cachoeirinha, Athos Gadea, o gerente regional o IRGA em Santo Antônio da Patruha, José Gallego Tronchoni, o gerente do Banrisul de Santo Antônio da Patrulha, Ubiraci Amorin, entre outros.

Carine Massierer

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre

(51) 2125-3155 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025