Argentina tem queda em vendas de máquinas agrícolas em 2024
Faturamento total alcança 2,2 trilhões de pesos, mas vendas de unidades caem 4% devido a fatores climáticos e aumento nos preços
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou hoje (31/3) o seu novo relatório de intenção de plantio para as principais culturas agrícolas do país na safra 2025/26 (em inglês, Prospective Plantings). Os dados indicam que a área plantada com milho deve crescer 5%, e está estimada em 38,6 milhões de hectares. Para a soja, é esperada uma queda de 4% na área plantada, totalizando 33,8 milhões de hectares. O recuo é observado em 23 dos 29 estados monitorados.
No caso do trigo, a área total plantada é estimada em 18,4 milhões de hectares, uma redução de 2% em relação a 2024. Essa é a segunda menor área plantada de trigo desde o início dos registros, em 1919. O trigo de inverno, principal categoria, também apresenta retração de 2%, somando 13,5 milhões de hectares.
A cultura do algodão enfrenta a maior redução entre as principais commodities, com uma queda de 12% na área plantada, estimada em 4,0 milhões de hectares. A redução atinge todos os estados produtores, exceto Arizona e Kansas. O algodão Pima, uma variedade premium, teve uma queda ainda mais acentuada, de 24%.
O relatório também destaca o impacto das condições climáticas no inverno passado. O inverno foi marcado por temperaturas acima da média em dezembro e um janeiro seco, seguido por eventos climáticos extremos, incluindo nevascas no sul e incêndios devastadores na Califórnia. A influência do fenômeno La Niña contribuiu para padrões climáticos extremos e afetou a umidade do solo em importantes regiões produtoras, especialmente no Centro-Oeste e nas Grandes Planícies.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura