Termina colheita da primeira safra de feijão no Paraná
Mesmo com redução da produtividade, devido às condições climáticas, o feijão colhido é de excelente qualidade
No próximo dia 29 de março, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vai sediar, em seu Centro de Treinamento, em Luís Eduardo Magalhães/BA, o lançamento do Núcleo Especializado do Algodão. Trata-se de uma consultoria técnica especializada, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), voltada a produtores rurais e empresas que desejam aprimorar os conhecimentos em exportação da pluma.
“Como um polo importante de produção de commodities agrícolas no Brasil, o Oeste da Bahia ajuda o país a manter seu posto de segundo maior exportador mundial de algodão e o maior em soja. Portanto, conhecer os fundamentos do mercado é um tópico prioritário para o agricultor garantir bons negócios”, explica Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa.
A Apex-Brasil é a agência governamental voltada à promoção dos produtos e serviços brasileiros no exterior, além da atração de investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Já o IEL tem como uma das missões, preparar as empresas nacionais para um ambiente de alta competitividade, e é especializado em soluções nos campos da gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras.
De acordo com Marco Antônio Cordeiro, Coordenador de Negócios IEL/BA Regional Oeste, o treinamento é uma forma de potencializar os conhecimentos do produtor sobre comercialização da pluma. “Hoje, o produtor rural faz as suas negociações e exportações por meio de tradings. Não queremos cortar essa relação, mas possibilitar que ela seja bem executada, trazendo sempre os melhores preços e resultados”, explica. Ao final do programa, os participantes receberão um Plano de Exportação, com o direcionamento aos mercados nos quais eles podem atuar. “A partir dessa capacitação, eles poderão participar mais ativamente das missões, rodadas de negócios e outros serviços da APEX”, reforça o coordenador.
A consultoria é gratuita, com vagas limitadas, e atende aos produtores de algodão com as seguintes entregas: Diagnóstico de prontidão para a exportação; Capacitações específicas relacionadas ao comércio exterior; Recomendações técnicas e gerenciais. Para participar, faça sua inscrição pelo link.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura