Antecipada venda de vacina contra aftosa em Goiás

28.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

Produtores rurais goianos poderão adquirir as vacinas para imunicação do rebanho contra aftosa a partir de sexta-feira (30/10).

O pedido de antecipação da venda partiu da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) em virtude do feriado de Finados (2). A Superintendência Federal de Agricultura em Goiás concordou com a solicitação e autorizou o adiantamento da comercialização das vacinas. "Comprando a vacina antes do feriado o produtor pode usar o fim de semana e a segunda-feira com o comércio paralizado para vacinar o rebanho", explica o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

De acordo com o superintendente federal de agricultura substituto, Roberto Barbosa Afonso, o adiantamento dos prazos de compra da vacina não interfere no calendário oficial de vacinação no estado. O produtor tem até o dia 30 de novembro para imunizar todo o rebanho. Durante esse mês, o Serviço de Defesa Agropecuária de Goiás (Sedesa) estima que mais de 126 mil produtores goianos de bovinos e bubalinos devem vacinar o rebanho, que soma cerca de 20 milhões de cabeças. Em caso de descumprimento do prazo, o produtor paga multa por cabeça e a Agrodefesa envia técnicos à propriedade para fazer o acompanhamento oficial da vacinação.

Francila Calica

Departamento de Comunicação Sistema FAEG/SENAR

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025