Alta Genetics inaugura central de produção de sêmen na China
Uma equipe da Embrapa Cerrados promoveu quarta e quinta-feira (14 e 15/10) o acasalamento genético dirigido de seu rebanho Nelore BRGN (Brasil Genética Nelore).
O procedimento vem sendo feito anualmente desde a primeira estação de monta realizada há nove anos. De acordo com o coordenador do trabalho de melhoramento genético animal, o pesquisador Cláudio de Ulhôa Magnabosco, o objetivo é otimizar as características dos animais produtivas e reprodutivas consideradas mais importantes de interesse econômico. “Nós não queremos, por exemplo, ter animais com chifre, pois acreditamos que para o manejo, e para uma série de outras coisas, o animal mocho é melhor. Então, trabalhamos buscando isso”, explica.
Segundo o pesquisador, dentro do programa de acasalamento genético foram valorizadas desde o início características como habilidade materna, ganho de peso e fertilidade. “Diante desses critérios, temos procurado utilizar sempre os melhores touros que casam melhor com as matrizes que a Embrapa tem, no sentido de produzir uma progênie superior. O que estamos fazendo hoje aqui basicamente é isso, preservando sempre a variabilidade genética e evitando o acasalamento consanguíneo”, afirma.
Magnabosco informa que estão sendo utilizados touros que, aliados a determinadas linhagens genéticas de vacas, favorecem uma maior probabilidade de se obter Nelore com genes da maciez da carne, por exemplo. Para realizar o trabalho, a equipe conta com o auxílio de programas computacionais genético-estatísticos. Os acasalamentos propriamente ditos normalmente ocorrem nos meses de outubro e, a partir daí, é iniciado o período de inseminação artificial.
O rebanho BRGN atual da Embrapa é composto de cerca de 250 matrizes. Já foram produzidos, até o momento, em torno de 700 animais. Os pesquisadores contam com sete touros de repasse, animais utilizados para a cobertura das fêmeas, e sêmen congelado de cerca de 20 outros. Para formar o rebanho inicial, a Embrapa Cerrados fez parcerias com alguns criadores participantes do Programa Nelore Brasil da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP).
Sobre o programa
O programa BRGN da Embrapa Cerrados é desenvolvido desde 2000 e, entre outros objetivos, visa promover o melhoramento genético desse rebanho Nelore. Para isso, são aplicadas novas tecnologias para a identificação de genótipos superiores e empregadas modernas biotecnologias reprodutivas. O que se busca é promover o aumento da eficiência produtiva na pecuária, identificar animais geneticamente superiores e que atendam o mercado, e disponibilizar material genético de qualidade. Os animais melhores classificados são oferecidos em leilões de elite, realizados com o fim de democratizar a genética da Embrapa nessa raça de bovinos. O último foi realizado no dia 12 de setembro, em Santo Antônio de Goiás (GO). O Leilão Elite Embrapa é promovido anualmente pela Embrapa Arroz e Feijão e pela Embrapa Cerrados.
Juliana Caldas
Embrapa Cerrados
/ (61) 3388-9945
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura