Andermatt lança dois biodefensivos

Empresa suíça diz que formulações atuam com baixíssimas doses

25.05.2023 | 11:35 (UTC -3)
Ana Paula Silva Ponchio, edição Cultivar

A empresa suíça Andermatt informou hoje sobre o lançamento de dois produtos biológicos para combater nematoides. Contra os nematoides de galhas e lesões, chega ao Brasil o Nembac 42; contra mofo-branco, o Atroverde 77. Ambos estarão nos canais de distribuição parceiros a partir de junho.

O Nembac 42 tem como ingrediente ativo o Bacillus velezensis FZB42. Ele pode ser usado no tratamento de sementes e em sulco. A viabilidade desta bactéria no tratamento de sementes é de 180 dias.

Por sua vez, o Atroverde 77 tem em sua composição Trichoderma atriviride cepa 77B. Ele age de duas formas: (a) emite sinais de alerta para que a planta se proteja; e (b) inibe o desenvolvimento do mofo-branco com ação repelente competição por espaço, água e nutrientes.

Segundo CEO da Andermatt Brasil, Carlos Gajardoni (na foto), na safra 2023/24, a empresa lançará outros cinco produtos, todos voltados ao controle de pragas e doenças. O faturamento da empresa mais que dobrou no último ano e se mantém em ritmo acelerado também em 2023.

O nematoide é um verme microscópio que se alimenta dos nutrientes das raízes. Além disso, ele causa dano direto às células e esses ferimentos funcionam como "porta de entrada" para patógenos do ambiente. Sua ocorrência se dá em trechos específicos da área, as chamadas “reboleiras”, onde a lavoura se torna amarelada, debilitada, em geral, pelo nematoide e por outra doença facilitada por ele.

Esse verme ataca a raiz de plantas em todo o Brasil, com maior incidência nos cultivos de soja, cana, milho, feijão, algodão e hortaliças. Só em nematicidas biológicos, produtores investiram quase R$ 1,4 bilhão na safra 2022/23, segundo estimativas da Andermatt do Brasil. Mais da metade (54%) teria ido para as lavouras de soja, seguidas pelas de cana (38%).

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro