Nova diretora-executiva de negócios é empossada na Embrapa

Ana Euler é engenheira florestal; possui mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Florestais

24.05.2023 | 20:33 (UTC -3)
Ana Euler assina o termo de posse ao lado do presidente do Consad, Guilherme Bastos
Ana Euler assina o termo de posse ao lado do presidente do Consad, Guilherme Bastos

A pesquisadora Ana Margarida Castro Euler foi empossada como diretora-executiva de Negócios da empresa. Ao mesmo tempo, a pecuarista Teresa Cristina Corpa Vendramini, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), assumiu o cargo de conselheira independente, indicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A nova diretora expressou sua honra e destacou o papel inspirador das mulheres: "as mulheres inspiram novas mulheres. Nós temos o desafio e a missão de inspirar futuras gerações e isso é muito importante".

Ana Euler é engenheira florestal, com mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Graduate School of Environment and Information Science - Yokohama National University, Japão. Ela ingressou na Embrapa em 2008, através de concurso público, e trabalhou na Unidade Embrapa Amapá, onde também atuava como articuladora internacional.

Com uma experiência de 20 anos vivendo e trabalhando na Amazônia, dos quais 15 foram dedicados ao estado do Amapá, Ana Euler tem uma extensa trajetória na área. Antes de ingressar na Embrapa, ela atuou como técnica especializada em Conservação da Amazônia no WWF-Brasil e foi diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas. Seus estudos na Embrapa envolvem manejo florestal comunitário, governança e desenvolvimento territorial, cadeias de valor da sociobiodiversidade, serviços ecossistêmicos e políticas públicas. Atualmente, ela também é membro do Comitê Gestor do Portfólio Amazônia da Embrapa.

Além de sua atuação no Brasil, Ana Euler teve uma experiência internacional significativa. Durante um ano e meio, ela desenvolveu um projeto de pós-doutorado na França, como parte do Programa Cientista-Visitante da Embrapa, em colaboração com o IRD e o Cirad, duas instituições de pesquisa francesas.

Ao falar sobre sua passagem pelo programa cientista-visitante na França, a nova diretora da Embrapa ressaltou a importância da reputação da empresa e as oportunidades de parcerias e posicionamento estratégico em grandes agendas como a Agenda do Clima e a Agenda do Comércio.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro