ANDEF consolida parceria com MAPA e Defesas Sanitárias Estaduais

29.01.2014 | 21:59 (UTC -3)

A equipe de coordenação do 12º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos - ENFISA reuniu-se em Brasília, com o Coordenador Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Júlio Britto, que reafirmou o ENFISA como evento prioritário para a CGAA em 2014. Mais uma vez, a indústria fabricante de defensivos agrícolas apoia a realização do evento e consolida a parceria com as fiscalizações sanitárias estaduais na busca pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do uso da tecnologia na atividade rural brasileira.

Desde 2006, a Andef apoia e participa ativamente dos encontros, conta Luis Carlos Ribeiro, Gerente de Regulamentação Estadual da Andef. ´Essa união dos agentes - privados e públicos - fez do ENFISA o principal fórum de discussão técnica sobre defensivos no Brasil. Nestes encontros, indústria e Governo se dispõem a sentar à mesa e procurar as melhores soluções na busca da qualidade e segurança sanitária dos alimentos produzidos em nosso território´, explica. E complementa: ´as ideias e experiências compartilhadas resultam em ações práticas que contribuem, efetivamente, para o desenvolvimento sustentável da agricultura do país´.

Os Encontros Regionais e os Seminários Nacionais sobre Agrotóxicos surgiram em 2002, com o objetivo principal de harmonizar as legislações e os procedimentos referentes à fiscalização de agroquímicos em todos os estados do país. Até então, nem todas as Unidades da Federação possuíam uma Lei Estadual sobre o tema, o que motivou a realização do evento. Através do ENFISA, os profissionais dos órgãos estaduais de defesa vegetal e das empresas ligadas ao setor começaram a conhecer melhor o cenário nacional, bem como as particularidades locais.

Para Júlio Britto, o ENFISA já tem um modelo consagrado de debate sobre o tema. ´Chegou a hora de aprimorar a discussão, mantendo o objetivo inicial de harmonização de procedimentos de fiscalização entre os estados da federação e proposição de diretrizes para auxiliar o controle do comércio e uso desses produtos no Brasil´, diz. Nesse sentido, ele espera que o encontro deste ano promova o debate de temas emergentes para o agronegócio brasileiro na busca de soluções tecnológicas, tais como o combate a pragas que estão levando prejuízos às lavouras de todo o país, entre elas a Helicoverpa armígera, a ferrugem asiática da soja e a broca do café.

Rodrigo Fernandes, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e que este ano coordena o evento, o 12º ENFISA será histórico, pois fechará um ciclo iniciado em 2002, quando sua primeira edição também foi realizada na capital mineira. Após percorrer todas as Unidades da Federação, o encontro retorna a Belo Horizonte, dando início a uma nova fase para a fiscalização de defensivos agrícolas no Brasil. ´Estamos contando com a participação de representantes dos órgãos de fiscalização de 5 a 9 de maio, entidades de representação, técnicos, pesquisadores e demais interessados para esta importante discussão´, convida Rodrigo.

Júlio Brito, do MAPA, lembra que os defensivos são tecnologias fundamentais para a produtividade e competitividade do agronegócio brasileiro. ´A discussão técnica dos aspectos relacionados ao controle e fiscalização da produção, comercialização e uso de agrotóxicos é sempre oportuna e necessária de maneira a garantir os níveis esperados de qualidade, de maneira a não comprometer a produção agropecuária brasileira, garantindo a segurança dos agricultores na aplicação destes insumos e a garantia dos consumidores brasileiros que estarão ingerindo alimentos que observam as normas brasileiras de tolerância de resíduos´, conclui.

Além da Andef, são parceiros do ENFISA o Sindicato Nacional da Indústria de Defesa Vegetal (SINDIVEG), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), a Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (ANDAV), a Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (AENDA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (ABIFINA).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro