Atabron é autorizado pelo MAPA para combater a lagarta Helicoverpa nas culturas de algodão e soja
A Embrapa Algodão promove de 29 a 31 de janeiro a I Conferência Cearense de Difusão de Tecnologias para o Cultivo de Oleaginosas na Agricultura Familiar, no município de Tauá, Ceará. O evento deve reunir cerca de 250 agricultores e técnicos de oito municípios da mesorregião dos sertões cearenses, que serão capacitados em sistemas de produção de mamona e outras oleaginosas como o gergelim e o amendoim.
O objetivo é apoiar as ações de transferência de tecnologia para essas culturas no Estado do Ceará, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável de suas cadeias produtivas. Além de Tauá, serão capacitados produtores dos municípios de Quixadá, Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Itatira, Pedra Branca e Independência.
A programação contará com temas como beneficiamento e verticalização da produção, Núcleos de Produção de Oleaginosas, manejo e conservação de solo, além da exposição e demonstração de máquinas e equipamentos voltados para as atividades agrícolas com oleaginosas. Entre as tecnologias que serão apresentadas aos produtores estão o descascador de mamona motorizado, miniusina móvel de algodão, prensa extratora de óleo de gergelim, descascador manual de amendoim, descascador de mamona movido a pedal, semeadora de gergelim, plantadeira de mamona, roçadeira manual motorizada e nível marcador de curva de nível.
Durante o evento também serão ministrados quatro minicursos: Cultivo do algodão Agroecológico e orgânico no Semiárido brasileiro; Cultivo do algodão convencional no Semiárido brasileiro; Produção de grãos, óleo e outros produtos de gergelim; e Produção de grãos, óleo e outros produtos de amendoim.
A conferência será realizada em parceria com a prefeitura de Tauá, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura