Curso aborda interface entre a Teoria da Evolução e as pesquisas de recursos genéticos
Na quinta-feira (04/06), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) lançou a expansão do Projeto para Formação de Agentes de Saúde Agropecuária (PASA) 2009/2011, durante uma solenidade no Parque da Gameleira.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, do diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto e do presidente da Vallée, Ronan Pereira.
Na presença de mais de 80 pessoas, dentre técnicos do IMA, produtores rurais, agentes do PASA e representantes de órgãos do setor agropecuário, o diretor-geral do IMA abriu o evento passando a palavra para Ana Maria Starling da Coordenadoria de Educação Sanitária do IMA. A técnica apresentou o Projeto abordando o histórico, a metodologia e as novidades trazidas pela renovação da parceria.
O Instituto e a Vallée, parceiros desde o início do projeto em 2002, decidiram ampliar a área de atuação disponibilizando o PASA para as regiões das Coordenadorias Regionais do IMA que ainda não dispunham do Projeto: Curvelo, Varginha, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Patrocínio. A partir de agora, o Projeto está disponível nas 20 Coordenadorias Regionais do IMA.
Atualmente, o PASA atende as Coordenadorias de Almenara, Bambuí, Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Janaúba, Juiz de Fora, Montes Claros, Oliveira, Passos, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Unaí e Viçosa.
Uma outra novidade foi a ampliação da atuação dos Agentes, com a inclusão de cursos sobre o uso seguro de agrotóxicos, que abordam a venda, a aplicação e o descarte de embalagens vazias e inspeção do Greening (praga que ataca a produção de laranjas).
O presidente da Vallée ressaltou que é uma honra para ele poder fazer este convênio com um projeto, que na sua opinião, já nasceu perfeito. "Por esta razão desafio que o PASA seja extendido para todo o estado".
Na ocasião, alguns agentes do Projeto receberam uma homenagem pelo trabalho desenvolvido até aqui e pelo empenho em ajudar a formar novos profissionais.
Encerrando o encontro o Secretário Gilman Viana parabenizou a parceria e o sério trabalho que vem sendo desempenhado pelo IMA. Segundo ele é muito bom ver um trabalho que nasceu sem ser imposto, ganhar tanta visibilidade. "São ações como esta que conseguem mudar uma sociedade, pois são um exemplo e não uma imposição. A atuação dos agentes, que são como catequistas, é fundamental para aumentar a abrangência do PASA e ajudar a garantir a sanidade agropecuária de Minas Gerais. Eles são peças fundamentais".
O PASA tem como objetivo formar agentes capacitados para realizar vacinações importantes, tais como, Brucelose, Febre Aftosa, Raiva e Clostridiose e notificar outras enfermidades, colaborando para manter a saúde dos rebanhos.
Um curso totalmente gratuito, ministrado por profissionais do IMA e do Laboratório Vallée, capacitam grupos de no máximo 20 pessoas interessadas e com o perfil estabelecido pela coordenação do Projeto, que não tenham um emprego fixo. O treinamento possui material didádico, aulas práticas e teóricas e testes. Após a formação os agentes recebem certificado e crachá, o que os tornam aptos a atuar como autônomos, podendo prestar serviços a produtores rurais.Desde a sua criação o PASA já capacitou mais de 1.400 agentes em 92 cursos.
Na ocasião, o técnico do IMA e gerente do Projeto Alimento Seguro (PAS) Thales Fernandes, apresentou os trabalhos de monitoramento de resíduos de agroquímicos no cultivo de morango e tomate. O objetivo do PAS é desenvolver ações para sensibilizar e provocar uma mudança no comportamento dos produtores mineiros sobre a importância do uso racional e consciente dos produtos. Para reforçar e conscientizar os produtores rurais já estão sendo realizadas palestras e reuniões com as comunidades.
Cinco cidades mineiras serão monitoradas no cultivo de morango: Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Estiva, Pouso Alegre e Bom Repouso. Já o acompanhamento da produção do tomate será realizado em outros cinco municípios: Carandaí, Carmópolis de Minas, Lagoa Dourada, Maravilhas e Pimenta.
O projeto de monitoramento vai integrar o PASA, já que utiliza a mesma metodologia e materiais para formar agentes no uso correto de defensivos agrícolas. Eles receberão, ao final do curso, um Equipamento de Proteção Individual (EPI), obrigatório durante o manuseio dos produtos.
No evento quatro produtores rurais envolvidos e engajados no PAS foram agraciados com um EPI.
Fonte: IMA -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura