Congresso de Reprodução Animal movimenta Superagro

04.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Uma plenária e quatro simpósios movimentaram nesta quinta-feira (04/06) o Congresso de Reprodução Animal, na 5ª Superagro, no Complexo Expominas/Parque da Gameleira.

A plenária tratou sobre Biotecnologia da Reprodução e os simpósios vão abordar Reprodução em Búfalos, Manejo Reprodutivo de Bovinos e Reprodução em Cães.

Quarta-feira (03/06) no primeiro dia do evento, no Simpósio Reprodução em Animais Aquáticos, o professor Luis David Solis Murgas, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), falou sobre Manipulação do ciclo e da eficiência reprodutiva em espécies nativas de peixes de água doce, com abordagem sobre a reprodução desses peixes e como são manipulados em cativeiro. Pesquisa feita nessa área, enfatiza o professor, girou em torno de dois fatores: aumentar a produtividade do peixe para consumo - isso se consegue quando eles são manipulados em cativeiro -, e aumentar o estoque das espécies que sofrem impacto muito grande de fatores ambientas, como a construção de barragens.

O professor alertou que o jaú está desaparecendo do seu habitat natural e é necessário reforçar a reprodução de alevinos desta espécie. Mas, o protocolo que é aplicado está desatualizado, desde a década de 30, em que são utilizados de quatro a cinco aplicações de hormônio para ter suficiente quantidade de alevinos para repovoar os mananciais. Solis Murgas falou ainda que é preciso que a sociedade brasileira se volte mais para as questões ambientais. “Nós temos de nos preocupar pois, caso contrário, as próximas gerações não vão conhecer essas espécies que hoje estão com os seus habitats reduzidos”, alertou.

O professor Gustavo Ferrer Carneiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, falou sobre Transferência de embriões em caprinos, protocolos e ferramentas visando uma maximização reprodutiva. De acordo com ele, o objetivo é possibilitar um aumento das fêmeas geneticamente superiores, afinal, esse fator é fundamental, no momento em que se passa por uma crise mundial que afeta diretamente a biotecnologia. “Precisamos diminuir a distância que há entre o produtor e a ciência”. A partir de um congresso desse porte, queremos aproximar essas duas vertentes, com o intuito principal de melhorar a condição econômica do país ou das regiões menos favorecidas, que é o caso das pequenas regiões do semiárido nordestino.

Superagro 2009 – Além do Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, a Superagro 2009 conta com leilões realizados na tradicional Exposição Estadual Agropecuária, que chega a sua 49ª. edição, o Congresso Brasileiro de Florestas Energéticas, o Congresso Mineiro de Apicultura e o Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura. E ainda, a 12ª. Expocachaça.

A Superagro é realizada no complexo Parque da Gameleira / Expominas, de 27 de maio a 7 de junho. A promoção é do governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Sebrae Minas.

Mais informações:

Vanúsia Duarte, Rodrigo Moinhos e Vivalda Carneiro

Assessoria de imprensa

(31) 3332.2311 - 3334.3272

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro