Mesa-redonda debateu tecnologias Bt
Uma safra recorde de sementes e grãos de feijão caupi, com 130 mil toneladas, é prevista pelos produtores tecnificados do Estado do Mato Grosso para 2009.
A área plantada nos 22 municípios que cultivam o produto no sistema empresarial é estimada este ano em 120 mil hectares.
Primavera do Leste, município situado a 240 quilômetros ao sudeste de Cuiabá, no cerrado matogrossense, é o destaque: plantou cerca de 30 mil hectares, com uma produtividade média esperada de 1,2 toneladas. A cultivar que predomina na produção é a BRS Guariba, desenvolvida pela Embrapa Meio Norte.
O município de Sorriso, a 412 quilômetros da capital e considerado o maior produtor de soja do País, é o segundo do ranking no cultivo de feijão caupi no Mato Grosso. Este ano está plantando cerca de 20 mil hectares. Em seguida, vem Ipiranga do Norte, com aproximadamente 16 mil hectares. Os outros destaques são: Nova Ubiratã, 13 mil hectares e Nova Maringá, com 10 mil hectares.
Em 2008, segundo o engenheiro agrônomo Osmar Boschilia, gerente de produção da Sementes Tomazetti, líder na produção de sementes de feijão caupi no Mato Grosso, a área plantada com o produto no Estado foi estimada em 100 mil hectares. A produtividade média, na contabilidade de Boschilia, foi de 900 quilos por hectare .
A expansão do cultivo de feijão caupi no Mato Grosso não está focada apenas na agricultura de base empresarial. Em março deste ano, o Governo estadual, através da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer, distribuiu 20 toneladas de sementes da cultivar BRS Guariba em todas as regiões do Estado.
Cada família de pequeno agricultor recebeu cinco quilos de sementes. A Empaer está monitorando a performance do plantio, incentivando as famílias a aderir à nova cultura. Em 2008, quando foram entregues as primeiras sementes, eles ficaram entusiasmados, segundo o pesquisador Antonimar Marinho, da Empaer.
A princípio, de acordo com o pesquisador, a ação do Governo é divulgar a cultura do feijão caupi no Mato Grosso tendo como condutor um amplo programa de fomento à agricultura familiar. Ainda este ano a Embrapa Meio Norte deve formatar um projeto de pesquisa para o Estado. A Secretaria de Ciência e Tecnologia matogrossense financiará os estudos. Os trabalhos serão conduzidos por pesquisadores da própria Embrapa e da Empaer.
Fernando Sinimbu
Embrapa
(86) 3089-9118 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura