Expodireto Cotrijal contará com a presença da IHARA
Dos seis municípios sul-matogrossenses que receberam máquinas retroescavadeiras, entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nesta segunda-feira (25), o que possui maior número de agricultores familiares é Amambai. Entre os 430 produtores do município está Genésio da Silva. O agricultor cultiva feijão, rama de mandioca, erva mate e ainda possui uma criação de porcos. Tudo isso no sítio Alto Alegre, de 12,8 hectares.
Genésio tem 54 anos, todos eles vividos em Amambai, e nunca tinha visto uma máquina desse porte no município. Para ele, a máquina vai trazer muitos benefícios, principalmente para as estradas. “Aqui no nosso município a retroescavadeira vai ter uma utilidade muito grande. As estradas estão muito ruins. Algumas estradas estão sendo ocupadas por nascentes de águas. A chuva aqui foi muito forte. Então, nesse trabalho de secagem, ela é fundamental”, conta.
Divorciado e pai de três filhos, Genésio já passou por uma situação desconfortável e garante que máquina recebida pelo município vai evitar problemas parecidos. “A segurança de se transportar as cargas é muito maior quando a estrada é boa. Já aconteceu comigo do caminhão lotado de produtos atolar. Quase perdi tudo”, lembra Genésio.
Os prefeitos de Paranhos, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã, além de Amambai, receberam as máquinas hoje, às 10h30min, na Avenida Pedro Manvailer, esquina com Cassiano Marcelo. Mais de 32 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com essa ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre elas 1,3 mil agricultores familiares.
O maquinário é destinado a construir e melhorar estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar. O investimento para a compra dos equipamentos foi de R$ 976 mil.
Segundo o prefeito do Amambai, Sérgio Barbosa, a primeira retroescavadeira da história do município já tem missão. “Essa retroescavadeira vai ter uma finalidade muito importante para desenvolver e fortalecer a nossa agricultura familiar”, salienta.
Sérgio Barbosa ainda assegurou que a melhoria nas estradas vai facilitar o comércio de produtos da agricultura familiar, tornando-os mais competitivos. “Se você facilita o transporte, você acrescenta valor ao produto. Quase nenhum dos agricultores familiares tem condições de ter uma máquina e nós conseguimos uma que vai atender a todos”, comemora o prefeito.
Esta é a terceira entrega no estado, somente em 2013. Na primeira, em Rio Verde de Mato Grosso, foram doadas 14 máquinas a municípios do estado. A outra ocorreu em Inocência e beneficiou oito municípios. Há ainda uma quarta entrega no estado, marcada para Ladário, no dia 04 de março.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura