Alunos de escola de Montes Claros visitam o Sítio Saluzinho no ICA

29.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Maria Fernanda Ruas

Na tarde de terça-feira (28) cerca de 30 alunos do Colégio Marista de Montes Claros estiveram no Campus Montes Claros da UFMG para visitar as instalações da Unidade e do Centro de Referência da Cultura Material da Agricultura Familiar de Minas Gerais - Sítio de Saluzinho.

As crianças participaram de brincadeiras, conheceram laboratórios e aprenderam diversas lições sobre o meio ambiente, a biodiversidade e ainda conheceram várias frutas do Cerrado.

A proposta do Sítio de Saluzinho, programa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, é reatar parte dos laços da população urbana com a natureza, a agricultura e a cultura material específica da agricultura familiar. Isto significa apresentar as técnicas tradicionais de produção e beneficiamento dos alimentos, significa conhecer as maneiras como a população rural se relaciona com a natureza, significa criar as condições para que adultos, crianças e jovens entendam os fundamentos materiais das técnicas agrícolas.

O Sítio de Saluzinho é uma área de 2 hectares no Campus da UFMG no bairro Universitário, Montes claros, que reproduz uma pequena unidade familiar de produção. É formado por uma casa rústica que funciona como sede e coordenação, e estão em formação pomar, horta, lavoura e instalações de recepção de visitantes. A denominação dada ao sítio é uma homenagem a Salustiano Gomes Ferreira, de Varzelândia, que na década de 1960 resistiu às tomadas de terra e lutou pelos direitos dos camponeses do Norte de Minas Gerais.

O Centro tem por objetivo criar um relacionamento contínuo entre universidade, população urbana, crianças do ensino fundamental e agricultores, “especialistas” tradicionais em cultura material do meio rural. Participam agricultores/as que migraram para a cidade de Montes Claros, praticam agricultura urbana e conservam conhecimentos costumeiros sobre solos, plantas, beneficiamento de produtos agrícolas e preparo de alimentos. Eles vêm sendo contatados por meio de pesquisa em andamento desde 2010.

O sítio cria as condições para que agricultores/especialistas se integrem com professores e estudantes do ICA/UFMG para constituir um centro de docência. O público-alvo prioritário do Sítio do Saluzinho é formado por estudantes, do ensino fundamental até a universidade. Para eles serão oferecidas oficinas que, numa primeira proposta, incluem os seguintes temas: soberania alimentar, conservação de recursos naturais, plantas medicinais, frutos nativos, tintas da terra, reciclagem de materiais e ciclo da água. Serão oferecidas em um período do dia (manhã ou tarde) 4 oficinas com duração de 2 horas, de forma que cada participante possa participar de 2 delas.

Coordenação do Centro: Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar. Telefones: 38-2101 7789; 2101 7712. Professores coordenadores: Flávia Galizoni, Paulo Sérgio Lopes, Eduardo Ribeiro. Professores do conselho diretor: Ernane Martins, Dalton Pereira, Ana Paula Melo, Kátia Monção.

O agendamento de visitas é através dos telefones: (38) 2101-7789 ou (38) 2101-7712.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025