Aluna da ESALQ é premiada na área de estatística

20.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Com objetivo de apresentar e discutir novas idéias e técnicas em estatística, nas mais diversas áreas teóricas e aplicadas, aconteceu, entre 27 e 31 de julho, em São Carlos/SP, a 54ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.

O evento ocorreu junto com o 13º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica e, dentro de uma extensa programação, premiou os melhores trabalhos.

Mariana Ragassi Urbano, aluna de doutorado do programa de Estatística de Estatística e Experimentação Agronômica, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), foi a primeira colocada, na categoria Dissertação de Mestrado, pelo trabalho “On Wald Residuals in Generalized Linear Models”. O trabalho tem a orientação da professora Clarice Garcia Borges Demétrio, do departamento de Ciências Exatas (LCE), em colaboração com o professor Gauss Moutinho Cordeiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Mariana explica que trabalhou com análise de dados agronômicos, usando modelos lineares generalizados. Para a obtenção de conclusões confiáveis, há necessidade de se verificar se o modelo está bem ajustado aos dados. Uma das formas de se fazer essa verificação é utilizando análise de resíduos. Entretanto, nem sempre os resíduos utilizados têm propriedades adequadas havendo necessidade de serem corrigidos. “No meu trabalho desenvolvi expressões para essas correções, fiz estudos de simulação para verificar as propriedades dos novos resíduos e analisei dados agronômicos de produção de milho e dados ecológicos em um estudo observacional de ocorrência de onívoros. Entretanto, essa linha de pesquisa pode contribuir diretamente para outros setores tais como médico, industrial e farmacêutico”, comenta a aluna.

A RBRAS

A Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS) é uma sociedade científica fundada em 1955, de caráter cultural, sem fins lucrativos, dedicada aos pesquisadores brasileiros que trabalham com os aspectos matemáticos e estatísticos das Ciências Agrárias, Biologia e áreas afins. De acordo com seu estatuto, a RBRAS procura estimular as atividades de pesquisa de seus sócios, incentivando e apoiando eventos científicos com os seguintes objetivos: congregar os pesquisadores da Área de Estatística Aplicada, Biometria e Bioestatística; promover eventos científicos para discutir temas de pesquisa em Estatística Aplicada; divulgar os métodos desenvolvidos na área de estatística; oferecer cursos sobre novos temas de Estatística Aplicada. A Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria pertence à The International Biometric Society, constituída de diversas outras regiões e países, envolvendo pesquisadores da área de Biometria do mundo todo.

Fonte e informações adicionais: Esalq -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025