2,1 mil jovens de Bebedouro/SP ganham peça teatral sobre sustentabilidade
Durante 1° Encontro de Biotecnologia para Agricultura mais de 50 clientes convidados debateram o futuro da agricultura, as demandas e exigências que o mercado agrícola atual enfrenta a cada dia. O evento começou com a apresentação da empresa e da tecnologia envolvida nos produtos da Alltech Crop Science com o diretor comercial da empresa, Ney Ibrahim. Ele discutiu questões como o selo do IBD em nossos produtos, que não servem apenas para a produção orgânica, mas são uma garantia para o produtor. Falou sobre o compromisso da empresa com o marketing através da educação, onde são realizados eventos, palestras e dias de campo em todo o país, ações para difundir e agregar ainda mais os resultados dos produtos.
Na sequência, o consultor do Grupo Pão de Açúcar, Hélio Nishimura, falou sobre as Novas Tendências e Demandas no Mercado Agrícola. Em sua apresentação, o consultor disse que a responsabilidade do produtor é muito grande, já que é ele quem produz os alimentos vendidos nas gôndolas dos supermercados, por isso, os métodos utilizados para a produção são tão importantes. Outra questão muito importante que o consultor discutiu é em relação ao papel do consumidor, onde ele deve fiscalizar e fazer a parte dele no processo que é estar sempre atento com os produtos frescos, com cores bonitas e saudáveis. Outro ponto muito importante discutido por Helio foi em relação a sustentabilidade, um conceito que vem crescendo e que traz eficiência e melhoria na produção, é uma tendência que vem crescendo.
Atualmente o Grupo Pão de Açúcar tem mais de 400 produtores cadastrados em seu programa, onde todos os supermercados da rede vendem somente produtos orgânicos. O grande objetivo do programa é ter 100% dos produtos rastreados desde a produção até o ponto de venda, onde o consumidor possa verificar através do QR Code a procedência do alimento que ele está levando para casa. “É fácil discutir o preço, mas e o valor do produto?”, esta foi a grande indagação que Helio propôs para a plateia.
Outro dado muito relevante que o consultor levou foi em relação a rede americana Mars, que até 2020 só vai usar cacau orgânico em seus chocolates. Outra grande rede que também vai aderir aos orgânicos é a Starbucks. Até 2015, todas as lojas venderão café sem agroquímicos e a Unilever também só vai utilizar recursos agrícolas orgânicos em seus fornecedores até 2020.
Alexandre Ken, gerente técnico da Yoshida & Hirata, localizada no interior de São Paulo, falou sobre a Nova Tecnologia dos Biológicos. A revenda atua na região há 38 anos, e atende toda a região que produz hortaliças em São Paulo, uma região muito fragmentada, onde cada produtor tem um ou dois hectares. Ele disse que essa fragmentação causa muitos problemas, como o solo que fica desgastado, onde é necessário buscar o equilíbrio utilizando produtos biológicos e alternativos.
Marcio Idehara e Roberto Maeda falaram sobre a ótica do agricultor. Os dois discutiram sobre as adaptações que os produtores fazem para conquistar o mercado nacional e internacional, que a cada dia está mais preocupado com a procedência dos alimentos, e em busca de produtos saborosos e seguros.
O evento foi finalizado com o gerente técnico da Alltech Crop Science, Leonardo Porpino Alves falando sobre os principais conceitos que os agricultores, produtores e distribuidores ainda sentem necessidade de entender e em como os produtos do portfólio da empresa se encaixam nessas categorias.
A repercussão do 1° Encontro de Biotecnologia da Agricultura foi muito bom. Gerson Okada da Cerrado Mineiro, agradeceu a oportunidade em estar presente “em um evento tão grandioso, ainda mais discutindo um tema tão atual”. Outro grande entusiasta do evento foi Ângelo Siqueira diretor da Crop Agrícola, que ficou impressionado com o tamanho do evento, além de perceber a grande preocupação que a Alltech Crop Science tem do futuro. Alberto Yoshida, diretor da Yoshida & Hirata, disse além de fazer parte do sistema de distribuição da empresa, “gostaria de parabenizá-los pela organização, a comunicação, preocupação com o nosso conforto e segurança alem dos temas discutidos durante o evento, foi simplesmente um grande sucesso”, disse.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura