Hortishow assumirá novo espaço no Parque de Exposições de Santa Rosa/RS
O Teatro Mata Viva, projeto de educação ambiental do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da BASF, chega mais uma vez ao município paulista de Bebedouro (SP). A iniciativa consiste em apresentações teatrais sobre conscientização e preservação do meio ambiente destinadas ao público infanto-juvenil. O programa conta com gestão estratégica da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída pela BASF, e, na região, com a parceria da Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais.
Serão realizadas 14 apresentações teatrais entre os dias 2 e 13 de agosto, que deverão reunir mais de dois mil estudantes, com idade entre seis e 12 anos, da rede pública de ensino da região. Entre os dias 07 e 09 de agosto, as apresentações acontecem dentro da programação da 13ª edição da FEACOP (Feira de Agronegócio Coopercitrus/ Sicoob Credicitrus), uma realização da Coopercitrus e da cooperativa de crédito Sicoob Credicitrus, que já figura entre os mais importantes do calendário do agronegócio nacional.
Todas as apresentações do Teatro Mata Viva serão realizadas na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), onde acontecem também outras atividades de educação ambiental da BASF e da cooperativa, como a Trilha Ecológica Mata Viva, que se caracteriza pelo desenvolvimento de exercícios pedagógicos fora da sala de aula com estudantes, a fim de sensibilizá-los por meio de exercícios educativos. As atividades acontecem em uma trilha natural onde estão mudas nativas da região. Somente em 2011 o espaço recebeu quase 1.200 alunos de oito municípios da rede pública local. “Nossa ideia é transmitir a mensagem sobre a importância da sustentabilidade de forma lúdica, já que estamos falando de um público composto por crianças e adolescentes. Esse conhecimento, com certeza, tornará esses jovens mais conscientes e críticos sobre o tema” afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da FEE.
O Teatro Mata Viva tem por objetivo estimular os jovens a refletir sobre seu papel em relação à preservação do meio ambiente, por meio do conhecimento socioeducacional proposto. “A iniciativa visa fomentar a cultura e a conscientização ambiental, oferecendo algo além de entretenimento” argumenta Dieter Schultz, gerente de Serviços e Sustentabilidade da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF. Para a Coopercitrus “O Teatro Mata Viva vai integrar e sensibilizar os jovens do entorno da Cooperativa sobre temas como uso da água, economia de energia e reciclagem, que o ajudam a compreender de forma abrangente o conceito de sustentabilidade” ressalta o Diretor Vice-Presidente da Coopercitrus, João Pedro Matta.
O Programa Mata Viva desenvolve ações de educação ambiental e readequação ambiental, incluindo a recuperação de matas ciliares e nascentes de rios em biomas de Mata Atlântica e Cerrado. Desde o início, o programa já diagnosticou mais 45 mil hectares de área em 121 propriedades rurais e já plantou mais de 730 mil mudas em 439 hectares, sempre em parceria com cooperativas agrícolas de importantes regiões produtoras do País. Já as ações de educação ambiental, que incluem atividades em escolas públicas, capacitação de professores e a conscientização de jovens - das quais o Teatro Mata Viva faz parte – somam mais de 70 mil pessoas impactadas.
02, 03, 06, 07, 08, 09, 10 e 13 de agosto.
às 8h e às 14h.
Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro
Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384 – Bebedouro (SP).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura