CBSoja apresenta estratégias para minimizar efeito das mudanças climáticas na agricultura
A Embrapa Algodão participa esta semana da Bahia Farm Show, considerada a maior vitrine do agronegócio do Norte/Nordeste do Brasil, que acontece de 2 a 6 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Duas variedades de algodão resistentes ao glifosato estão expostas na vitrine tecnológica da Embrapa - a BRS 371RF e a BRS 368RF.
As cultivares de algodão são os primeiros materiais brasileiros com tecnologia RR Flex, que oferecem maior flexibilidade no controle de plantas daninhas, permitindo a aplicação do herbicida em qualquer fase do desenvolvimento do algodoeiro. Com produtividades médias superiores a 4.500 kg/ha de algodão com caroço, em primeira safra, as cultivares têm percentual de pluma em torno de 40%. Para o cultivo em segunda safra, as produtividades médias são acima de 3.300 kg/ha de algodão com caroço, com percentual de pluma em torno de 38 %.
As cultivares são resistentes ao mosaico comum e à bacteriose. A BRS 371RF também apresenta resistência à doença azul, mancha de ramulária e ramulose. É indicada para cultivo em primeira safra na Bahia e nos estados Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. A cultivar BRS 368RF é indicada para cultivo em primeira safra (sequeiro) e segunda safra (irrigado) no estado da Bahia.
A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
A vitrine tecnológica também apresenta cultivares de soja, com destaque para a BRS 9180 IPRO, desenvolvida em parceria com a Fundação Bahia, que será apresentada ao público durante o evento. A cultivar apresenta alto potencial produtivo para a região do Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e Mato Grosso. As cultivares de soja BRS 7980, BRS 8381 (convencionais) e BRS 8280 RR (transgênica) adaptadas para o Oeste baiano e outras regiões agrícolas do Cerrado também estão expostas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura