Ajinomoto Fertilizantes amplia portfólio de produtos com mistura exclusiva de aminoácidos

AMINO Imune foi desenvolvido em parceria com startup com o intuito de aumentar a imunidade das plantas pela ativação de processos fisiológicos preparatórios

08.06.2022 | 13:39 (UTC -3)
Imprensa Ajinomoto Fertilizantes

Referência em aminoácidos, a Ajinomoto do Brasil investe constantemente em inovação e tecnologia em suas áreas de negócios, como a Ajinomoto Fertilizantes, sua divisão de agronegócios. A empresa acaba de lançar o AMINO Imune, o único fertilizante da categoria com modo de ação baseado exclusivamente em aminoácidos, agindo na imunidade das plantas através de processos fisiológicos preparatórios. Essa é a primeira vez que a Ajinomoto Fertilizantes faz parceria com uma startup, visando contemplar tecnologias de última geração ao produto.

O desenvolvimento do AMINO Imune se deu pela parceria da área de agronegócios com o CPD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e a startup Ideelab. A Ideelab Biotecnologia é uma spin-off do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Fitopatológica da ESALQ/USP, sob a responsabilidade do Prof. Sérgio F. Pascholati, onde eram desenvolvidos trabalhos da área da bioquímica fitopatológica e controle de doenças de planta. Toda a atividade da Ideelab Biotecnologia está focada no contexto agrícola, procurando contribuir para o uso racional dos defensivos e fertilizantes químicos tradicionais, consequentemente colaborando no oferecimento de alimentos saudáveis para a população e a redução da poluição ambiental. Durante o processo foram realizados estudos e testes em diferentes culturas como, tomate, manga, uva, café e soja – comprovando os benefícios do AMINO Imune.

A combinação exclusiva de aminoácidos conta com a presença de dois insumos importados, fazendo com que o produto seja inédito no mercado brasileiro. “A Ajinomoto possui padrões internacionais de aprovação e desenvolvimento de produtos que exigem o máximo de estabilidade e entrega. Desta forma, são aplicados testes com o produto em condições extremas, certificando que entregará todo seu potencial, independente da região do Brasil em que será utilizado”, destaca Thiago Miqueleto, gerente de marketing da Ajinomoto Fertilizantes.

Benefícios do AMINO Imune

Entre os benefícios decorrentes de uso do AMINO Imune, Thiago destaca melhorias na rotina de trabalho do produtor, bem como redução de gastos e aumento da eficiência e produtividade das culturas agrícolas.

  • Aumento de imunidade: com AMINO Imune é possível reduzir os danos causados pelos estresses bióticos, aproximando as plantas do seu potencial produtivo, possibilitando ao produtor rural ampla produtividade.
  • Operacional de máquinas: a utilização do produto promove mais saúde às plantas, que atravessam os períodos de estresses bióticos com menores perdas de produtividade, garantindo que o produtor se organize melhor na rotina de aplicações.
  • Aplicação em diferentes culturas: os benefícios do AMINO Imune podem ser observados em diferentes culturas e fases do ciclo. A aplicação pode ser feita via solo ou foliar, sendo recomendada a cada grande mudança fenológica, por exemplo, após a florada do café e após a florada da soja. Também pode ser feita no início da fase de mudança de cor de alguns frutos.
  • Segurança de uso: classificado como seguro, segundo as normas do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), o produto não deixa resíduos no ambiente, permite fácil manuseio e boas condições de trabalho para os produtores rurais.
  • Aumento da eficiência: este benefício está ligado à capacidade do produto em aumentar a imunidade dos vegetais, com redução da energia gasta para superar as condições extremas de ataque de pragas e doenças, direcionando a energia para produção.
  • Aumento de produtividade: um exemplo bastante significativo é na manutenção de flores. Quanto mais flores retidas, mais frutos e maior a flexibilidade de escolha do produtor para fazer raleio (retirada de frutos indesejados), nas culturas que demandam esse manejo.
  • Redução de custos: ocorre pela relação direta entre as plantas mais sadias e a otimização do operacional de aplicação. Por exemplo, quando estão saudáveis, o produtor consegue gerenciar a melhor rota de aplicação, evitando a perda de tempo, custos e da própria produção.

A Ajinomoto Fertilizantes apresenta portfólio vasto, em que os produtos se complementam para uma melhor experiência na produção agrícola. “Temos o AMINO Plus, que auxilia na complexação de outros compostos, o AMINO Arginine, que atua no desenvolvimento das plantas, o AMINO Proline, que funciona como uma vacina contra os estresses ambientais e agora o AMINO Imune, que aumenta a imunidade das plantas”, finaliza Miqueleto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro