Agroenergia é tema de Simpósio em Não-Me-Toque/RS

08.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/

Representantes da cadeia produtiva da agroenergia estiveram reunidos, nesta quinta-feira (8), na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, para acompanharem o I Simpósio Gaúcho de Agroenergia. O evento promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio – Câmara Temática da Agroenergia, com apoio da Emater/RS-Ascar, teve o painel “Potenciais e desafios na produção de biodiesel, etanol, biogás e energia elétrica no agronegócio gaúcho e brasileiro”.

A abertura contou com as presenças do diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin, do presidente da Fetag, Elton Weber, do coordenador geral das Câmaras Setoriais da Seapa, Dilson Bisognin, e do diretor técnico da Cotrijal, Gelson Lima. Para Valdir Zonin esse é um importante debate que está sendo promovido pala Seapa e é “mais uma alternativa de utilização dos nossos grãos”.

Segundo o coordenador Bisognin, no Rio Grande do Sul o setor da agroenergia está defasado com relação ao restante do Brasil. “Mais de 90% do etanol consumido aqui tem de ser importado”, avalia ao lembrar que o Estado tem potencial de produção específica para a agroenergia, que não iria concorrer com a produção de alimentos. “Três milhões de hectares de terras baixas poderiam ser utilizadas com oleaginosas”, complementa.

O objetivo do Simpósio, segundo o coordenador da Câmara Setorial da Agroenergia, Valdecir Zonin, é aproximar as relações de governo com a sociedade. “Essa atividade é um fórum para fomentar o debate das principais ações que vêm sendo desenvolvidas nas cadeias produtivas da agroenergia no RS, no que diz respeito a produção de biodiesel, etanol e biogás”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025