Uma viagem marcou o mês de março para produtores e clientes da Pró-Campo Soluções Agronômicas de Espumoso, interior do Rio Grande do Sul. Com a AgroBravo, o grupo partiu de Porto Alegre (RS) com destino ao maior produtor individual de soja do Brasil, o Grupo Bom Futuro, com fazendas instaladas em Mato Grosso.
Na Fazenda Filadélfia, uma das seis fazendas da empresa, os visitantes conheceram a unidade de processamento de sementes, o espaço de confinamento de gado, a produção de soja e milho e a unidade de piscicultura. No local, são produzidas mais de 3 mil toneladas de peixe por ano de maneira totalmente sustentável.
Já na Fazenda Buriti, foi o momento de visitar a maior produção de algodão do país, que veio seguida de um almoço na esplendorosa Chapada dos Guimarães - MT. No escritório, situado em Cuiabá, os produtores tiveram contato com os sucessores do grupo. O Grupo Bom Futuro é hoje considerado um dos modelos de sucessão familiar mais bem sucedidos nacionalmente.
O engenheiro agrônomo Felipe Hunhoff, proprietário da Pró-Campo Soluções Agronômicas, comenta a experiência de conhecer esta complexa potência do agro que prospera em todas as áreas que atua, como ele mesmo define. “Diversidade, excelência na obtenção de dados, comprometimento de todos para conseguir resultados positivos, e modelo de gestão focado na prosperidade, são algumas das percepções que ficam”, resume.
Quem acompanhou o grupo, foi o coordenador de viagens da AgroBravo, o engenheiro agrônomo, Anderson Costa. “Depois de passar uma semana conhecendo o Grupo Bom Futuro, não há palavra que os defina melhor: ‘eficiência’ – virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios. Um grupo macro que só é macro por se preocupar com os micros”, explana.
Encontro de Paulo Herrmann com os sucessores
Também no início deste ano, a AgroBravo levou até o Grupo Bom Futuro o presidente da John Deere no Brasil, Paulo Herrmann, para falar com os sucessores da empresa. “Foi muito interessante a vinda do Paulo Herrmann. Ele falou sobre o futuro e nos ajudou a pensar melhor sobre os caminhos que vamos tomar e as escolhas que vamos fazer, principalmente, pensando na agregação de valor no negócio, entendendo que nunca podemos parar de crescer. Esse momento de interação entre a família, sempre traz uma memória boa à nossa bagagem”, explica Aline Bortoli, uma das sucessoras do Grupo Bom Futuro.