Condições climáticas afetam lavouras pelo país
Boletim da Conab traz panorama atualizado sobre o desenvolvimento das safras em abril
Entre os dias 28 de abril a 2 de maio, a 30ª edição da Agrishow reúne em Ribeirão Preto (SP) os principais lançamentos em máquinas e equipamentos para o agronegócio. São mais de 800 marcas e empresas que apresentam soluções eficientes, automatizadas e com tecnologia embarcada em uma grande vitrine de 520 mil metros quadrados.
Em 2024, a feira movimentou mais de R$ 13,6 bilhões em intenção de negócios. Com o slogan “O Futuro do Agro de A a Z”, a edição de 2025 busca confirmar o posto do evento como o principal do setor do agronegócio na América Latina. A expectativa para este ano é superar o número de visitantes do ano passado, recebendo cerca de 195 mil pessoas.
Um dos destaques de 2025 é a realização do Agrishow Labs, um espaço com soluções para automação, monitoramento ambiental, análise de dados e redução de desperdício. Além de oferecer oportunidade de networking com startups, a iniciativa terá palestras e painéis já a partir do primeiro dia.
A cerimônia de abertura da Agrishow 2025 ocorreu no domingo (27), marcada por homenagens a idealizadores e empresas parceiras, como a Baldan, a Marchesan, a Jumil e a Jacto. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve presente e destacou a importância do agronegócio para o país.
“Quando o agro vai bem, ajuda a indústria e quando a indústria vai bem, ajuda o agro. São setores interligados, indispensáveis na engrenagem econômica do país”, disse.
Alckmin reforçou ainda que “a Agrishow se apresenta como um dos personagens fundamentais nesse sistema que beneficia, não apenas a economia, mas a sociedade como um todo”. Ele também salientou a inovação como um dos investimentos fundamentais para colocar o Brasil na dianteira da aplicação tecnológica dentro e fora do campo.
Às 14h desta segunda (28), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) anuncia à imprensa os pedidos da bancada para o Plano Safra 2025/26. Entre os parlamentares confirmados estão o presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), o vice-presidente, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Alceu Moreira (MDB-RS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Ana Paula Leão (PP-MG) e Vitor Lippi (PSDB-SP).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura