AgBalance vence a competição de ideias 2012 do Conselho Alemão para o Desenvolvimento Sustentável

27.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Érica Brito

AgBalance, novo método da BASF para mensurar sustentabilidade na agricultura, conquistou o primeiro lugar na competição de ideias para a gestão corporativa sustentável promovida pelo Conselho Alemão para o Desenvolvimento Sustentável (RNE). Durante a conferência anual do Conselho, realizada em Berlim (Alemanha) no dia 25 de junho, a BASF apresentou o AgBalance como um método para impulsionar a sustentabilidade no setor agrícola, e também participou de um painel de debates sobre governança corporativa sustentável.

Ao parabenizar a BASF, a professora Lucia Reisch, integrante do Conselho, afirmou: "Ficamos bastante impressionados com o alto padrão dos projetos submetidos, e o AgBalance ganhou o primeiro lugar merecidamente. Ele oferece uma metodologia poderosa que, acreditamos, impulsionará mudanças inovadoras no setor agrícola - um segmento importante para toda a sociedade. Este é um projeto notável e parabenizo a BASF por sua visão e grande conquista.”

Em reconhecimento à homenagem recebida, Dr. Dirk Voeste, Diretor de Sustentabilidade da Divisão de Proteção de Cultivos da BASF, foi convidado a participar de um painel de debates sobre pesquisas e nova visão empresarial durante a conferência do Comitê. “Os diálogos sobre o processo de mensuração da sustentabilidade, como os que estão acontecendo hoje aqui no RNE, possuem suma importância se desejamos implementar novos métodos para a gestão corporativa sustentável,” disse Voeste. “Especialmente na agricultura, nós precisamos de uma mensuração clara e consistente, permitindo que todos possam entender melhor a relação muitas vezes complexa entre economia, meio ambiente e sociedade.”

Voeste enfatizou a importância de olharmos para a agricultura sustentável de maneira racional e sustentada por fatos. Para a BASF, isto significa ter uma visão holística que abranja o ciclo completo de vida de produto, do berço ao túmulo, identificando oportunidades de melhoria e mensuração de progresso, rumo a sistemas de produção mais sustentáveis.

Estudos recentes do AgBalance já analisaram o desempenho em sustentabilidade na produção de soja no Brasil e na produção de milho no estado norte-americano de Iowa. Os próximos projetos do AgBalance terão foco no estudo de métodos para aumentar o nível de sustentabilidade em negócios agrícolas de pequeno porte na Índia, bem como no cultivo de canola na Alemanha.

O método AgBalance foi desenvolvido em parceria pelo Centro de Sustentabilidade da BASF, pela Divisão de Proteção de Cultivos da empresa e pela BASF Plant Science, com apoio de diversos parceiros externos. A partir da análise de ecoeficiência bem estabelecida e dos métodos SEEbalance, o AgBalance foi validado externamente pelas organizações TÜV Süd, DNV e NSF International.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025