Adubo verde ajuda a potencializar as lavouras

Nos estudos realizados pela Apta junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o tomate híbrido foi analisado como uma possível fonte alternativa de fertilizante

07.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

Um recente estudo, realizado pelo Polo Regional de Piracicaba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e comandada pelo pesquisador Edmilson José Ambrosano, demonstrou que a adubação verde é benéfica para a qualidade dos alimentos, além da vantagem de diminuir os gastos da produção.

Nos estudos realizados pela Apta junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o tomate híbrido foi analisado como uma possível fonte alternativa de fertilizante. Durante o experimento, de forma inédita, toda a pesquisa foi feita junto ao produtor, opinando e discutindo os resultados.

Foi testado a plantação sem adubo e com ele, para saber a diferença entre os plantios de tomates. Com isso, foi notado que a produção teve uma melhoria e aumentou, além de que importantes sais mineiros foram fixados.

Essa técnica se dá ao acrescentar na superfície do solo leguminosas, que fixam nitrogênio na terra e enriquecem o crescimento das plantas. Como vantagem, esse tipo de adubagem ajuda a combater nematoides, pragas do solo, diminuir infestações e ampliar a produção das safras.

Além de promover a reciclagem, o adubo verde visa recuperar solos com certo nível de degradação e conservar aqueles que estão produtivos. A técnica pode ser usada durante o pré-plantio ou na rotação de culturas.

Saiba mais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro