Setor cerealista debate futuro em Congresso da Acebra
Evento nacional reúne lideranças do setor cerealista e projeta futuro da entidade
No próximo dia 21, o pesquisador Hamilton Ramos (na foto), coordenador do programa Adjuvantes da Pulverização, realiza duas apresentações sobre o uso de adjuvantes na aplicação de agroquímicos. Pela manhã, o tema será abordado durante a Semana Agronômica da Unesp, em Jaboticabal (SP), e à tarde, Ramos participa do Herbishow, em Ribeirão Preto, com foco no setor sucroenergético.
Vinculado ao Instituto Agronômico (IAC), o programa é referência no país e completa 18 anos em 2025. De acordo com Ramos, o objetivo é apoiar a indústria nacional na melhoria da qualidade dos adjuvantes agrícolas, produtos que, quando adicionados à calda de defensivos, aumentam a eficácia e reduzem perdas durante a pulverização.
“Um adjuvante de má qualidade pode comprometer o investimento do produtor no controle de pragas, doenças e plantas daninhas”, explica Ramos. Para garantir a funcionalidade desses insumos, o IAC desenvolveu o Selo Oficial de Funcionalidade, já concedido a mais de 100 marcas analisadas no Centro de Engenharia e Automação (CEA), em Jundiaí (SP).
Segundo o pesquisador, o selo é um passo importante para a criação futura de um sistema unificado de certificação oficial de adjuvantes agrícolas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura