Syngenta fecha sua participação na Tecnoshow com proposta de soluções integradas
Representantes da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – juntamente a outras instituições que compõem o Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas do Tocantins se reuniram na manhã da última sexta-feira (15), na sede da Defesa Civil, em Palmas. O encontro teve a finalidade de discutir as ações propostas pelos órgãos parceiros, para acrescentar melhorias no plano de ações integradas que deverão ser executadas este ano.
O período de estiagem acontece entre os meses de maio a outubro, e as ações já começam a ser elaboradas. “Precisamos unir esforços e obter melhores resultados para dar uma resposta à sociedade e ter o controle das queimadas que ocorrem anualmente no Estado”, destacou o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, Geraldo da Conceição Primo, sobre a inserção de cada órgão parceiro no planejamento de ações individuais.
O coordenador de Educação Vegetal da Adapec, Ghardell Ribeiro Meneses, explica que a Agência por estar presente em todos os municípios do Estado e ter um contato direto com produtores rurais, pode auxiliar quanto à conscientização das conseqüências das queimadas. “Fazemos parte desta força tarefa com a nossa estrutura que tem acesso a este público especifico na zona rural e podemos levar até eles orientações e informações”, enfatizou.
Durante as discussões várias ações foram apresentadas, tais como: Campanha Educativa de Prevenção ao Fogo; Promover Educação Ambiental nas Redes de Ensino; Visita de Sensibilidade e Orientação aos Produtores Rurais; Promover Monitoramento de Queimadas e Prevenção de Incêndios Florestais, entre outros. Entre os órgãos participantes estavam a Seagro- Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário; IBAMA; Naturatins; Corpo de Bombeiros, CIPAMA, entre outros.
Fonte: Adapec Tocantins
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura